O que roubam dos nossos computadores?

Por Jorge Sampaio quarta-feira, junho 24


Os computadores entraram definitivamente nas nossas vidas, fazem parte das nossas propriedades. Neles guardamos todo o tipo de dados, no entanto, não temos consciência que esses dados são a nossa propriedade virtual, e como tal alvo de cobiça.

Não será então de espantar que a maioria dos utilizadores da Internet, desconheça que existem pessoas capazes de grandes esforços, para tentar invadir o seu computador para obter essas informações.

O crime cibernético evoluiu bastante nestes últimos anos, sendo agora constituído por grupos de pessoas altamente especializados. Crê-se que o crime cibernético tenha gerado entre dezenas a centenas de biliões de dólares de lucro.

Mas afinal, o que temos no computador que tem valor comercial?
  1. O que roubam dos nossos computadores?
    Dados necessários para aceder aos serviços financeiros que você possa usufruir (bancos electrónicos, serviços de cartões), sítios de leilões online como o ebay;
  2. Palavras chave de sistemas de mensagens instantâneas (MSN por exemplo), Skype e muito mais;
  3. Palavras-chave de correio electrónico;
  4. Palavras-chave de jogos online.
Como fazem isso?
  • O exemplo mais conhecido é através do Phishing(carregue aqui para saber mais);
  • A visita a um site malicioso em que é feito o download de um trojan« (carregue aqui para saber mais);
Em jeito de conclusão, esperamos ter contribuído para um melhor entendimento do porque de tantos ataques ao seu computador. O cibercrime está a crescer, mas nós podemos combate-lo.



Seja o primeiro a comentar em " O que roubam dos nossos computadores? "