Como testar Antivírus - Será que está funcionando?

Por Jorge Sampaio quarta-feira, julho 22

O Antivírus é um dos programas mais "pesados" a rodar no seu computador, realizando várias varreduras aos seus arquivos, atualizando constantemente (o que é bom).

Mas é legítimo fazer a pergunta, será que o antivírus está a funcionar corretamente? Será que é capaz de detectar Malware?

A pensar nisso foi criado um arquivo de teste conhecido como EICAR. Trata-se um teste padrão muito conhecido que o SafePC Tuga achou oportuno partilhar consigo.

Como testar antivírus?


Para testar o antivírus, comece por abrir o bloco de notas do Windows (ou outro editor de texto capaz de criar arquivos txt) e cole o seguinte texto:



O nome do arquivo não é preponderante, poderá dar o nome que desejar, em seguida guarde o arquivo.

Se possui o Kaspersky como antivírus e provável que assim que guarde o ficheiro ele acuse vírus, visto que a sua defesa pró-activa monitoriza todas as acções do seu computador.

testar antivirus


Caso tal não suceda, clique com o botão direito do rato e verifique o ficheiro com o antivírus, se ele não detectar, significa que o seu antivírus é ineficiente.

Talvez queira conhecer as nossas sugestões com os melhores antivírus gratuitos.

Post Tags:

safepctuga
Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

4 comentários to ''Como testar Antivírus - Será que está funcionando?"

Fazer Comentário
  1. Bacana, meu Avest pegou o "EICAR Test-Not a virus!!!". Mas qual a lógica?

    ResponderEliminar
  2. Caro Manoel_Macro, agradecemos desde já a sua visita. Em relação a sua pergunta, a lógica deste teste é por a prova o seu antivírus de forma segura. O seu Avast ao detectar o "vírus" prova ser uma defesa eficiente. Mas existem casos em que o antivírus não consegue detectar, nessa situação podemos afirmar que estamos perante um antivírus pouco eficiente.

    ResponderEliminar
  3. para eu navegar pouco na net gostava de saber se é ssuficiente.

    ResponderEliminar
  4. Caro leitor,

    Não importa se você navega muito ou pouco na Internet. Você mal entra na rede está na "linha de fogo" e como tal exposto as pragas que nela circulam. Para sua segurança é aconselhável que você tenha activo, um antivírus, uma firewall e um anti-spyware. Se não possui nenhum deles, poderá fazer o download aqui mesmo, no SafePc Tuga.

    ResponderEliminar