MAC vs Windows, Qual o melhor?

Por Jorge Sampaio domingo, agosto 30

MAC vs Windows

A pedido de uma leitora, iremos comparar o sistema operativo MAC vs Windows. Para comparar os dois sistemas operativos usaremos 6 critérios, no entanto o veredicto final será sempre do leitor.

Segurança


O MAC é menos afectado pelas pragas da Internet, no entanto, isso não significa que seja um sistema operativo mais seguro.



O MAC possui uma enorme vantagem, é preciso digitar a senha de administrador para instalar um programa, facto esse que dificulta a vida às pragas da Internet. No entanto, esse facto podia ser ultrapassado por um vírus estruturado para esse efeito, mas a verdade é que nenhum hacker iria perder tempo a criar um vírus para um público alvo reduzido.


MAC 1 vs 0 Windows


Aplicativos

O MAC pode ser um bom sistema operacional, mas encontrar um programa compatível com o sistema operativo pode tornar-se frustrante.


MAC 1 vs 1 Windows


Sistema de Busca

Enquanto que o Windows adiciona os arquivos novos ou modificações de forma periódica, o MAC adiciona automaticamente o arquivo ao seu Índex, tornando o MAC mais eficiente.


MAC 2 vs 1 Windows


Estabilidade

No Windows o já famoso ecrã azul, no MAC a bolinha de espera, mas afinal qual dos dois sistemas operativos é mais estável?

O MAC volta a levar vantagem, como utiliza apenas hardware de fábrica e o leque de programa não é tão vasto como o do Windows, o seu sistema torna-se mais estável.


MAC 3 vs 1 Windows


Multimédia


Se pretende armazenar músicas, vídeos, imagens e fazer o respectivo tratamento de arquivos o MAC vem artilhado com um pack de programas comparado ao Windows.



O Windows traz o já "velhinho" Windows Media Player e o Windows Movie Maker, no entanto ele pode ser complementado com dezenas de programas que estão disponíveis na Internet.

O MAC traz o QuickTime Player que suporta várias extensões de arquivos de vídeos, o iTunes que torna a gestão de músicas bastante eficaz e claro os aplicativos iLife, um conjunto de aplicativos capaz de gerir as suas fotos e facilitar a criação de blogs e websites.


MAC 4 vs 1 Windows

Jogos

Sem dúvida alguma, o Windows vence. O Windows coloca ao seu dispor os melhores jogos, os melhores gráficos e o melhor hardware. Já o sistema operativo MAC não foi criado para suportar jogos exigentes.


MAC 4 vs 2 Windows


Conclusão


Em termos de pontuação, o MAC tem vantagem, mas só o utilizador poderá saber qual o melhor sistema operativo para si, pois tal vai depender das suas exigências.

Post Tags:

safepctuga
Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

9 comentários to ''MAC vs Windows, Qual o melhor?"

ADD COMMENT
  1. A referência que fez sobre a dificuldade em encontrar software para mac está bem longe da verdade. De facto existem centenas de aplicações para Mac, basta aceder ao site da Apple e ir a downloads. E quanto a compatibilidades cada vez mais os dois sistemas são mais compatíveis... office em mac funciona bem e mesmo os programas do iWork exportam em fomato do office, já o oposto não acontece. Já para não falar nos programas Adobe que são totalmente compatíveis entre os dois sistemas. De uma forma geral, as aplicações para Mac são melhores, quer para uso doméstico e principalemente profissional. Basta ver a Suite Final Cut que não existe para Windows. Hoje em dia não há motivo algum para sequer questionar as dificuldades em arranjar software ou mesmo questões de compatibiliade. É verdade que continuam a existir mais programas para Windows, isso deve-se ao facto de haver mais utilizadores windows do que Mac. Também ninguém vai comprar um Apple Macintosh para instalar apenas um programa de facturação... Mac é simples, produtivo, muitíssimo estável... útil para profissionais e extremamente cativante para uso doméstico. O iLife permite a utilizadores comuns criar multimédia quase como um profissional, e tudo sem ter que arranjar programas de terceiros. O sistema lê nativamente imagens PSD, RAW, ficheiros Ai, EPS, etc, etc, etc... apenas no Preview. Honestamente, a grande vantagem dos PC's ainda é o preço, no entanto o sistema Windws não vale o que custa. Um Mac OS Snow Leopard, custa apenas 126 € e é uma obra prima da engenharia informática.

    ResponderEliminar
  2. para a minhas exigencias prefiro o windows um sistema boma para jogos e tem melor compatibilidade para programas de jogos

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo post, bem curto e simples, porém verdadeiro. Minha opinião é que pra quem tem condições de comprar e manter aplicativos para o mac, sem dúvida, ele é a melhor opção. Mas pra quem não quer dispor mais de $1000 em um laptop ou desk, o windows é a melhor opção.

    ResponderEliminar
  4. Dependendo de o utilizador vai usar o computador, eu tenho um Asus que os meus sistemas operativos é o Windows 7 ultimate, e Mac OS X Lion 10.7, dependendo do que vou fazer e dos softwares que preciso escolho. O Mac uso mais para programação,e uso mais para trabalho simples.
    O Windows mais para jogos e trabalhos pesados

    ResponderEliminar
  5. Agora, sem o MacBook normal, e tendo como entrada na linha de notebooks o MacBook Air, não vale tanto a pena levar um Mac.

    ResponderEliminar
  6. Uso Mac desde 98 para programação e atividades no SAP de suporte em servidores UNIX, Windows e Linux.

    Pra mim é uma questão de produtividade, pago caro pra não ter trabalho. Nunca perdi dados, nunca tive virus e nunca precisei formatar ou reinstalar o sistema.

    ResponderEliminar
  7. À base da minha experiência e opinião, nenhum sistema no mercado não está preparado para confrontar o gigante do Windows. Hoje em dia, quanto mais na área de servidores, não existe essa história de: "Linux é mais seguro, mac é melhor...", na verdade tudo depende do administrador de redes. Na minha opinião, Windows é um sistema muito mais preparado e produtivo para um profissional do que um mac o linux. Muitos problemas de vírus deve-se à imprudência do próprio usuário.

    ResponderEliminar
  8. Sempre usei Windows até hoje...
    Comprei um pro retina de 13" e face aos anteriores estou deslumbrado com este Mac
    Tirando algum software que não tenho como usar no Mac (essencialmente de engenharia) e fundamentalmente o preço, não veja desvantagens.
    Muito pelo contrário.

    ResponderEliminar
  9. Tenho os dois.
    O Mac só trás vantagens para a pessoa que não entende quase nada de computação(não programação).
    O Mac tras muito menos recursos para vantagens insignificantes.

    Sem contar que um computador da Apple que custa 14000 Dolares é inferior a um computador com Windowns que custa 4500 Reais.


    Concluindo, Windows é muito melhor, faz tudo que o apple faz e muito mais e é mais barato, de fato.

    ResponderEliminar