O SPAM que todos nós enviámos

Por Jorge Sampaio segunda-feira, agosto 31
o spam que enviamos
Quando ouvimos falar de Spam consideramos sempre como algo alheio ao nosso quotidiano. Mas se a questão for aprofundada, percebemos que todos temos um pouco de "spammers" dentro de nós.


Quem nunca recebeu uma mensagem prometendo que se enviar a mensagem a um determinado número de pessoas lhe iria acontecer algo de bom? Você envia o email a centenas de pessoas em escassos minutos, o resultado esse, depende da crença de cada um.


Mas afinal, depois de enviar a mensagem o que acontece?


Se todos os utilizadores reencaminharem a mensagem, no mínimo teremos um aumento de tráfego na rede e o respectivo congestionamento (ou não, dependendo da situação) tornando a Internet mais lenta.

Se a mensagem possuir um vírus, um worm ou um trojan anexados o caso torna-se mais sério.

Muitos são também os boatos a circular na Internet, como são os casos das pessoas que precisam de ajuda, cujo o único interesse é apelar à sensibilidade do utilizador para que a mensagem viaje mais longe. E não caro leitor, ninguém vai dar dinheiro à pessoa que precisa de ajuda, só porque você enviou o email a centenas de pessoas.

Não pretendemos condenar os utilizadores que enviam os emails ou que criam as correntes, apenas queremos demonstrar os "efeitos secundários".

Já imaginou se o lixo electrónico que recebemos todos os dias chega-se a nossa casa através de papel, ou carta? Certamente seriam tomadas medidas para combater a situação certo?

Podemos garantir ao leitor que se quebrar uma corrente, não deixará de ter sorte por causa disso, deixará sim de ter vírus, worms, trojans e todo o tipo de fraude a entrar por correio electrónico.

1 1 Comentário " O SPAM que todos nós enviámos "

Adelson (Gerenciando Blog) 3 de setembro de 2009 às 02:03

Olá!

Vim retribuir sua visita ao Gerenciando Blog e conhecer o seu blog. Bem interessante o trabalho que você está fazendo aqui! Gostei mesmo.

Este artigo é bem interessante. Fico espantado com o número de pessoas que ainda acreditam nesse tipo de mensagens! É sempre bom ver artigos esclarecedores como este.

Um abraço e parabéns pelo blog!