Novo acordo ortográfico

Por Jorge Sampaio quinta-feira, setembro 10



Aqui no SafePc Tuga temos seguido atentamente a evolução do processo do novo acordo ortográfico. É verdade que ainda não implementamos as novas alterações, no entanto o tempo de adaptação a esta nova grafia é de de 6 anos, durante esse período as duas grafias serão permitidas.

Cerca de 40 % das visitas deste blog são da comunidade brasileira, este novo acordo certamente irá beneficiar a oralidade e a escrita entre a Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Algumas diferenças na forma de escrever:

  • cc -> leccionar -> lecionar;
  • cç -> reacção, acção -> reação, ação;
  • ct -> acto, actual, tecto, projecto -> ato, atual, teto, projeto;
  • pc -> concepcional -> concecional;
  • pç -> adopção, concepção -> adoção, conceção;
  • pt -> Egipto, baptismo ->Egito, batismo;

Estas são apenas algumas das alterações que a nossa língua portuguesa irá sofrer, certamente será difícil perder o afecto à grafia actual e certamente será um processo dispendioso, actualizar todos os dicionários, obras publicadas, etc.

Iremos actualizar o blog com o novo acordo ortográfico de forma gradual, para que o leitor não se sinta "estranho" a esta nova forma de escrever.

Deixe a sua opinião, concorda com o novo acordo ortográfico?



Post Tags:

safepctuga
Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

Seja o primeiro a comentar em " Novo acordo ortográfico "