Porque o meu computador bloqueia? Soluções

Por Jorge Sampaio sexta-feira, setembro 4
Provavelmente já lhe aconteceu, você está a trabalhar e de repente o seu computador deixa de responder sem razão aparente.

A primeira solução consiste em pressionar as teclas CTRL+ALT+DEL e terminar o processo que "Não Responde" ou que está a usar o processador a 100%. No entanto, é provável que você perca os dados ou os documentos que esteve a trabalhar.

Mas afinal, porque razão o meu computador bloqueia? E como posso resolver o problema?

Porque o meu computador bloqueia
O que origina um crash do PC?



Os bloqueios do computador, conhecidos a nível de informática com "crash" podem ter várias origens.

Vários bloqueios são provocados por falhas nos softwares, por excesso de programas em uso ou por falhas de acesso à memória do computador.

Resolver:

Para resolver o problema, comece por reduzir o número de programas a arrancar com o Windows. Para isso, você poderá utilizar o programa gratuito CCleaner.

Após instalar o CCleaner, aceda ao separador Ferramentas - Arranque. Desative os programas desnecessários ao arranque do Windows.

Caso tenha dúvidas, deixe o seu comentário no final do post.

É igualmente importante manter todos os programas atualizados. As atualizações corrigem os erros de funcionamento dos programas reduzindo a probabilidade do PC bloquear. Para mais detalhes, consulte: Como manter os programas atualizados.

Falhas de Hardware:

O hardware, a parte física do seu computador também pode gerar bloqueios, nomeadamente se o computador não tiver uma boa refrigeração, o aquecimento pode reduzir o desempenho do computador e reduzir o tempo de vida útil do seu PC (verificar temperatura do meu computador).

Muitos dos problemas do seu computador podem ser resolvidos através do restauro do sistema, uma funcionalidade que permite "voltar atrás no tempo" e restaurar algumas configurações do Windows. Veja como restaurar o Windows aqui:



Para garantir o correto funcionamento dos componentes é igualmente importante manter os drivers atualizados.

Caso tenha dúvidas em como atualizar os drivers consulte a seguinte página: Como manter os drivers atualizados.

Outra solução para resolver problemas do Windows é utilizando o programa gratuito Microsoft Fix It.

O programa consegue resolver vários problemas do Windows em poucos cliques, faça o download e veja como funciona o Microsoft Fix It aqui: Resolver problemas do Windows (Passo 2).


Tipos de Crashs e como evitar:

Um programa bloqueia o computador:

O programa poderá ter um erro, verifique se o fabricante lançou uma atualização de forma a resolver esse mesmo problema.

Experimente igualmente fazer uma limpeza aos arquivos temporários do seu computador utilizando o CCleaner: Download CCleaner.


O meu computador bloqueia ao iniciar o Windows:

É provável que tenha muitos programas a iniciar com o sistema, se a isto juntarmos a provável atualização do seu antivírus, temos vários programas "famintos" por recursos. Faça o download do programa Soluto, um programa gratuito que analisa o arranque do Windows e indica quais os programas que atrasam o arranque do seu computador.

Download Soluto: Computador demora a iniciar.

Outra solução é aceder ao Menu Iniciar - Executar - digite msconfig - na aba "Arranque" remova a caixa seleção dos programas desnecessário (atenção, se você não tem certeza se o programa é realmente necessário, não faça alterações). Por exemplo, o SafePC Tuga removeu: Winzip, Acrobat reader e DriverMax.

Em alternativa, use o CCleaner Menu "Ferramentas" - "Arranque"

porque computador bloqueia

Faça o download do CCleaner

O processo wgatray.exe bloqueia o meu computador:

É provável que este processo provoque alguns bloqueios, no entanto, ele é um processo essencial e termina-lo não é solução pois ele reinicia.

WgaTray.exe -> Windows Genuine Advantage Tray -> ele verifica se o seu Windows é verdadeiro e se necessita de ser atualizado.

O meu computador bloqueia ao carregar o Windows:

Poderá indiciar uma falha de hardware, nomeadamente do disco rígido ou ficheiros do Windows corrompidos. Para recuperar os ficheiros corrompidos veja este artigo.

O meu computador bloqueia sem explicação:

Se o seu computador não apresenta um padrão de bloqueio o problema poderá ser originado a nível de hardware. O aquecimento excessivo do seu PC pode ser causado pela acumulação de pó ou falha dos dispositivos de refrigeração.

Nesta situação é aconselhável contactar um técnico, lembrámos o leitor que se você abrir o seu computador, a garantia que este possa ter perde-se.

Se o leitor experiência outro tipo de crash, partilhe connosco, deixe o seu comentário.

4 Comentários " Porque o meu computador bloqueia? Soluções "

Conceição Nadais

Parabéns pelo blogue. Li soluções práticas para alguns problemas com que já me deparei e aprendi com algumas dicas que considero nuito boas. Bom trabalho!

Anónimo

o meu pc bloqueia logo ao iniciar, nao dando sequer para ir ao menu da bios, nem faz boot pois muitas vezes nao xega a passar do bip! o que acham que pode ser?! disco?! board?! ou o processador!! muitas das vezes para que ele chegue ao ponto referido em cima tenho de estar a mudar a ram de um slot para o outro pois as vezes nao faz bip... o que sera?!

Jorge Sampaio 3 de setembro de 2010 às 15:30

Caro leitor,

Semana passada o SafePC Tuga deparou-se com o mesmo problema, um dos nossos computadores não conseguia arrancar, e tinha dificuldades em entrar na BIOS (demorava muito tempo). A solução passou por limpar os pentes de memória RAM e trocar o disco rígido danificado.

Nota: das duas vezes que conseguimos entrar na BIOS, não era detectada qualquer falha.

Quando o computador tentava arrancar, apresentava uma falha no "EtherNet Controller" (placa de rede). No entanto, era uma "falsa falha" provocada pelo erro na RAM + disco rígido.

No entanto, deverá recorrer a uma assistência técnica especializada que possa analisar o seu computador "a fundo" de forma a não gastar dinheiro sem necessidade.

Atenciosamente, SafePC Tuga

Anónimo

Meu pc bloqueia do nada. Acho que é meu processador ou minha placa de video.