Antivírus falsos, defenda-se deste perigo

Por Jorge Sampaio quarta-feira, outubro 21


O número de vítimas de antivírus falsos subiu bastante (40 milhões). O esquema montado pelo malfeitor é simples, a vítima é confrontada com um anúncio bem elaborado alertando que o seu computador está infectado. Para eliminar a suposta ameaça, a vítima terá de fazer o download de um antivírus (pago).


O único objectivo por parte do malfeitor é conseguir os dados do cartão de crédito, que a vítima introduz para comprar o antivírus proposto (e inexistente).

Para evitar ser vítima desse esquema basta um raciocínio simples, se o site onde você visualizou essa mensagem não efectuou um scan ao seu disco (por norma demorado), como pode afirmar que você possui algum tipo de ameaça? Na verdade, não pode...simplesmente é contra-senso pensar que um scan poderia ser feito de forma instantânea.

antivirus falsos
Uma variante do mesmo esquema é a mensagem que lhe diz, "você tem 1 mensagem de correio electrónico", lembre-se, um site não tem como identificar o seu email (por isso mesmo, alguns sites usam tracking cookies para identificar utilizadores registados).

Antivírus fiáveis, só de fontes fiáveis. Se possui dúvidas, coloque ao SafePC Tuga, estamos aqui para vos ajudar.


Post Tags:

safepctuga
Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

Seja o primeiro a comentar em " Antivírus falsos, defenda-se deste perigo "