Formatar e instalar Windows XP, passo a passo

Por Jorge Sampaio terça-feira, abril 27
Se deseja formatar o seu Windows XP e proceder a respectiva reinstalação do sistema operativo realize o seguinte tutorial.

Antes de formatar o Windows poderá tentar a recuperação do sistema operativo com as seguintes dicas:

Recuperar arquivos corrompidos do Windows;
Recuperar arranque do Windows.



Em primeiro lugar, antes de começar a formatar irá necessitar de ter consigo o CD do Windows e o respectivo serial (para recuperar o serial do Windows visualize este artigo).

Em segundo lugar, reúna os CDs com os drivers (placa gráfica, placa de som, ect.) do computador.

Se perdeu algum CD de instalação de drivers, visite este artigo - Criar Backup de drivers, de forma a fazer um Backup dos seus drivers actuais.

Iniciar a formatação do Windows:

Insira o CD do Windows na drive e reinicie o computador -> carregue em DEL (ou F2) quando aparecer a imagem da placa mãe -> Após entrar no setup procure pela opção "Boot" e coloque a sua drive de CDs a arrancar em primeiro lugar -> Saia e guarde as alterações.

O computador irá reiniciar -> você verá uma mensagem "Pressione qualquer tecla para iniciar do CD" -> pressione qualquer botão do teclado.

formatar e instalar windows xp

Surgirá um ecrã azul "Bem vindo ao programa de instalação" (ou Welcome to Setup)-> Pressione F8 para aceitar os termos descritos.

1ª Opção - Opção que você deve escolher;
2ª Opção - Reparar Windows;
3ª Opção - Sair do programa;

No menu das partições exclua a partição carregando em L e confirmando em D (não exclua partições de backup).

excluir partição

Em seguida crie uma nova partição, carregue em C e defina o tamanho que essa mesma partição terá.

Na nova partição que surge, carregue ENTER e seleccione "Formatar a partição utilizando o sistema de arquivos NTFS" (não usar o modo rápido).



O seu disco será então formatado. Após a formatação o computador reinicia automaticamente, desta vez não carregue em nenhum botão quando lhe pedir para iniciar o sistema pelo CD, você será redireccionado para a instalação do seu sistema operativo.

Após entrar no setup do Windows, basta seguir os passos descritos para instalar o seu sistema operativo.

Após a formatação..

Após formatar o computador não se esqueça de instalar os drivers, ou se realizou o backup com o DriverMax utilizar a opção Restore Drivers do programa. Ou então conheça o SlimDrivers um programa gratuito que procura e instala os drivers automaticamente - Programa para instalar drivers.  

Nota: formatar um computador não é um procedimento fácil, se precisar de ajuda, deixe um comentário descrevendo o problema.

2 Comentários " Formatar e instalar Windows XP, passo a passo "

sara pinto

Olá.


O post é muito útil mas tenho um problema. Não consigo encontrar o Cd do Sistema Operativo (Windows XP) pois o computador em questão é um de escritório que já comprei há alguns anos e o Cd ficou perdido..

Há alguma coisa que possa fazer? Li alguns post sobre criar "copias de formatação" num disco externo mas não percebo muito do assunto.

Agradeço desde já qualquer ajuda.

Sara

pedro

muito obrigado acho com esas ajudas vou conseguir formatar meu windows valeu vocês são de mais muito obrigado mesmo