Como criar um Currículo - Dicas e Modelos

Por Jorge Sampaio sexta-feira, fevereiro 8

Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, pequenos pormenores podem fazer a diferença na hora de arranjar trabalho.

A começar pelo Curriculum vitae (vulgarmente conhecido por currículo).

Um currículo é uma lista com toda a sua história profissional e escolar, representando o seu primeiro "contacto" com o empregador. Como tal é importante criar uma boa impressão.

Os empregadores não possuem muito tempo para ler todos os currículos, especialmente com a atual crise que aumentou consideravelmente o número de candidatos. Você deverá focar-se em alguns pontos-chave.



Dicas para criar um bom currículo

  1. Cuidado com os erros ortográficos, utilize uma linguagem simples mas cuidada (corrija os erros ortográficos usando Flip Online);

  2. Não crie um currículo muito extenso;

  3. Descreva com clareza as suas ambições profissionais;

  4. Indique toda a sua experiência profissional, indicando a data de entrada e data de saída de cada empresa que trabalhou e as funções que desempenhou;

  5. Indique todas as suas habilitações literárias (sem esquecer cursos profissionais que tenha feito), e os idiomas que você domina;

  6. Descreva os seus conhecimentos informáticos, indicando uma lista de programas que você domine;

  7. Não utilize um tipo de letra (fonte) muito pequena ou difícil de entender;

  8. Não coloque o salário pretendido, isso deve ser discutido apenas na entrevista;

  9. Indique a sua idade (mesmo que tenha indicado a data de nascimento).


Criar um Currículo



Com as nossas dicas em mente, está na hora de criar o seu currículo. Para isso, você tem à sua disposição os modelos de currículo do Word, ou os modelos disponibilizados pelo site CVMaker.

No Word:

Aceda ao Menu Ficheiro (ou Arquivo) - Novo - Clique no botão "Resumes e CVs" - selecione um modelo de currículo e comece a editar.

Como criar um currículo no word - modelos prontos

No CVMaker

Aceda ao CVMaker e no topo da página selecione o idioma "Português". Clique no botão "Criar um currículo" - Digite todas as informações solicitadas e quando terminar clique no botão "Baixar".

Como criar um Currículo - Dicas e Modelos

Como avaliar uma empresa (saúde financeira)




Conhecer a "saúde financeira" de uma empresa pode revelar-se essencial na hora de escolher um emprego.

Quando alguém procura um emprego, procura igualmente estabilidade e perspectivas de futuro, que só podem ser garantidas com empresas competitivas e "sólidas".

Para avaliar uma empresa, poderá usar serviços como o "Racius", que permite descobrir se a empresa em questão tem pedidos de insolvência, os atos societários, etc.

Conclusão:

Como é óbvio, não é possível garantir que você irá ser chamado a uma entrevista, no entanto, com um currículo profissional e atraente, as suas probabilidades serão muito maiores.

Agora é só começar a procurar a sua oportunidade de trabalho. Boa sorte.

Outros artigos Recomendados:

Seja o primeiro a comentar em " Como criar um Currículo - Dicas e Modelos "