Tags:

Criar diagramas de Fluxo de dados (DFD)

Por Jorge Sampaio quarta-feira, março 27
Os diagramas de fluxo de dados (ou DFD) permitem apresentar visualmente o fluxo de dados (ou produtos), dentro de um sistema de processamento de informação (ou empresa).

Os DFD facilitam a compreensão das operações realizadas, e a ordem em que são realizadas.

Neste tutorial iremos explicar como criar o seu diagrama de fluxo usando, o Word e o LucidChart. Ambos boas alternativas ao Microsoft Visio, um programa específico para a criação DFD.

Criar diagramas de Fluxo de dados no Word


Comece por criar um novo documento no Word, e aceda ao menu Inserir - Formas. Na janela que surge, você encontrará as várias formas necessárias para desenhar o seu diagramas de Fluxo de dados.

Criar diagramas de Fluxo de dados dfd

Após desenhar a forma, clique duas vezes no elemento para escrever a descrição necessária.

O Word permite-lhe ainda personalizar o estilo de cada forma do DFD, para isso, basta clicar no elemento que pretende personalizar, e na barra de ferramentas superior alterar o estilo da Forma.

Outra solução interessante é utilizar os "SmartArt" do Word para complementar o seu Diagrama de Fluxo de Dados. Para isso, aceda ao menu Inserir - Smart Art.

Dica: Para mover livremente o seu SmartArt, basta clicar com o botão direito do rato no SmartArt e selecionar Moldar texto - Atrás do texto.

Criar diagramas de Fluxo de dados no word chart

Criar diagramas de Fluxo no LucidChart



O LucidChart é um serviço gratuito que permite criar diagramas de fluxo com grande facilidade.

Todas as ferramentas de desenho estão organizadas no Menu esquerdo da janela.

criar dfd - chart

Para guardar o resultado final (ou imprimir), será necessário criar uma conta gratuita no LucidChart.

Outra alternativa:

Caso não tenha ficado satisfeito poderá experimentar o programa gratuito Pencil. Após instalar o programa, selecione o tipo de item que pretende adicionar, e use a página (do lado direito) para organizar o diagrama de Fluxo.

Download Pencil.

Post Tags:

Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

Seja o primeiro a comentar em " Criar diagramas de Fluxo de dados (DFD) "