Como monitorizar a casa com a Webcam

Por Jorge Sampaio quinta-feira, dezembro 12
Monitorize a sua casa (ou escritório) usando a Webcam do seu computador. Para isso, basta utilizar o VitaminD um programa gratuito e simples de usar.

Comece por baixar o VitaminD da seguinte página (requer cadastro gratuito, solicita apenas o email).

VitaminD

Após instalar o aplicativo, será necessário configurar a sua Webcam.

Comece por definir o tipo de Webcam que utiliza (USB, Built in or other Webcam), e pressione "Next".

Como monitorizar a casa com a Webcam

Webcam não funciona?


A sua Webcam não funciona? O problema poderá ser a falta dos drivers da Webcam (software que permite que o Windows comunique com os dispositivos). Caso não saiba instalar os drivers consulte o seguinte tutorial:

Instalar Drivers


Agora, defina a qualidade do vídeo (Resolução). A versão gratuita do programa apenas permite gravar vídeos em QVGA (320*240). Clique em Next para aceder à janela do programa.

O programa inicia então a monitorização usando a Webcam. Mesmo após sair do programa, o VitaminD continuará a ser executado.

Na próxima vez que aceder ao programa já poderá visualizar os vídeos gravados entretanto. Para terminar as gravações basta clicar no botão "On/Off".

Como monitorizar a casa com a Webcam

Visualizar Webcam pela Internet


O VitaminD possui ainda uma funcionalidade impressionante (disponibilizada apenas na versão PRO), que permite aceder à imagem da sua Webcam através da Internet (qualquer computador, tablet, ou smartphone).

A versão PRO permite-lhe ainda adicionar mais do que uma Webcam na sua rede de monitorização.

Conclusão: O VitaminD é certamente o programa certo para quem deseja segurança a um preço acessível. Experimente, sem compromisso.

Seja o primeiro a comentar em " Como monitorizar a casa com a Webcam "