Fazer Vídeo com Fotos
Saiba como fazer um vídeo com as suas fotos e música (Slide).
Ocultar amigos do Facebook
Saiba como ocultar os amigos do Facebook, configurando a privacidade.
Acelerar a Internet
Conheça 8 dicas simples para aumentar a velocidade da sua Internet.

Como aumentar o sinal da Internet Wi-Fi (sem fios)

As redes Wi-Fi possuem algumas "limitações" de sinal, que podem tornar a sua Internet lenta e instável. No entanto, com algumas modificações simples nas configurações do roteador (e não só), conseguirá amplificar o sinal da rede Wi-Fi substancialmente.

Aumentar sinal da internet wi fi


Como aumentar o sinal da Internet Wi-Fi



1. O principal factor que contribui para o sinal da rede wi-fi é a localização do roteador. Quanto mais perto estiver do roteador, mais forte será o sinal Wi-Fi.

Como tal, é importante instalar o roteador numa posição "central" perto dos dispositivos que pretende conectar.
localização do roteador



Para o ajudar a decidir a melhor localização do roteador, você poderá utilizar o aplicativo gratuito Wi-Fi Analyser (para Android), que lhe indica em tempo real a potência das redes Wi-Fi perto de si. Ao movimentar-se pela casa, você conseguirá perceber onde o sinal é mais forte, e onde se dissipa.

wi fi analyser

Melhor posicionamento do Roteador



  1. Evite colocar o roteador perto do chão;
  2. Coloque as antenas (se existirem) na posição vertical;
  3. Cuidado com os objectos metálicos ou espelhos: O sinal da rede Wi-Fi consegue atravessar madeira facilmente, no entanto, objectos metálicos e espelhos podem condicionar fortemente o sinal.


2. Repetidor Wireless ou Powerline


Existem casos em que não é possível alterar a posição do roteador, ou simplesmente, não se consegue obter uma qualidade de sinal satisfatória para todos os dispositivos.

A pensar nisso foram criados os repetidores de sinal Wi-Fi, que tal como o nome indica, repete o sinal da sua ligação tornando-o mais abrangente.

Você poderá comprar um repetidor Wireless numa loja de informática, ou em alternativa, experimentar usar o seu smartphone como repetidor de sinal Wi-Fi (Android).

Powerline: As Powerline possuem um funcionamento muito interessante, "injectando" o sinal da Internet através da rede eléctrica (existente) da sua casa. Na prática, basta conectar um adaptador a uma tomada perto do roteador (que irá receber o sinal de Internet), e ligar o outro adaptador na tomada mais conveniente para si.

Dessa forma, você poderá obter acesso à Internet através da rede Wi-Fi clonada pela Powerline, ou ligar o cabo Ethernet diretamente ao adaptador da PowerLine. Em termos de preços, as PowerLine possuem um preço semelhante aos repetidores Wireless tradicionais.



3. Mudar o canal da rede Wi-Fi


Outro aspecto que pode condicionar a sua ligação, é o "excesso" de redes Wi-Fi vizinhas. Por defeito, quando a operadora de serviço de Internet faz a instalação, usa as opções "padrão" do roteador. Isso faz com que todas as redes Wi-Fi trabalhem no mesmo "canal", atrapalhando a ligação e reduzindo a velocidade.

Para mudar o canal da rede Wi-Fi basta aceder às opções de configuração do roteador. Caso não se sinta confortável alterando as configurações do roteador, contacte a sua operadora e peça para que realizem a alteração por si.

Comece por aceder às configurações do seu roteador, digitando o IP de acesso (Caso tenha dúvidas, consulte como acessar as configurações do roteador). Agora, aceda às configurações da rede Wi-Fi e proceda à alteração do canal da rede.

Como aumentar o sinal da Internet sem fios

Recomendamos que faça um teste à velocidade da sua Internet sempre que mudar de canal, para verificar se o canal escolhido efetivamente melhora a qualidade de ligação.

Como testar a velocidade da Internet

4. Reduzir número de dispositivos conectados


Quanto mais dispositivos estiverem conectados na sua rede Wi-Fi, menor será a qualidade do sinal. Como tal, desligue os dispositivos conectados desnecessariamente à sua rede.

Também é boa ideia pesquisar se existem dispositivos ligados à sua rede Wi-Fi sem o seu consentimento. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como saber se alguém está usando a minha rede Wi-Fi.

5. Oculte a sua rede


Outra solução interessante é "ocultar" a sua rede Wi-Fi através da opção "Broadcast do SSID" do roteador.

A sua rede Wi-Fi ficará invisível para todos os dispositivos, sendo que apenas você poderá aceder à rede. Dessa forma, você conseguirá reduzir as ligações "não autorizadas" à sua rede e poupar recursos. Para mais detalhes, consulte o seguinte tutorial: Como esconder rede Wi-Fi.

6. Atualizar o Firmware do dispositivo (roteador ou repetidor)

Os fabricantes atualizam regularmente o firmware dos seus dispositivos, de forma a corrigir problemas de funcionamento e melhorar a performance. Como tal aceda ao site do fabricante e verifique se existe uma atualização de firmware para o seu dispositivo (e como realizar essa atualização).

O que é o Firmware?
Em eletrônica e computação, firmware é o conjunto de instruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrônico.


7. Truques caseiros


Um dos truques mais conhecidos para aumentar o sinal Wi-Fi, é colocar uma lata (de refrigerante) recortada em forma de U, à volta das antenas (ou do roteador), apontando para o local onde pretende reforçar o sinal Wi-Fi.

Após colocar o refletor, volte a testar a potência do sinal com o Wi-Fi Analyser (sugerido no ponto 1).

Qual é a sua dica?

Conhece mais alguma dica para aumentar o sinal Wi-Fi? Partilhe connosco e envie o seu comentário.

2 comentários:

Mário Douglas Alves Cabral disse...

Muito Bom estão de parabéns

Unknown disse...

Exprimentei o canal 8 e ficou pior
Mudei para canal 13 e ficou mt melhor

 

Política de Privacidade | Sobre