Como transferir arquivos para máquina Virtual

Por Jorge Sampaio terça-feira, abril 15
As máquinas virtuais são uma excelente ferramenta que nos permitem executar diferentes sistemas operativos, dentro do próprio Windows.

Uma das grandes dificuldades de quem usa as máquinas virtuais é trocar arquivos entre o Windows e a máquina virtual. No entanto, existem 2 soluções muito simples que você poderá utilizar:

Criar pasta partilhada


A primeira opção (talvez a mais óbvia) consiste em criar uma pasta partilhada, que permita a troca de arquivos entre os sistemas (incluindo programas, músicas, imagens, etc.).

No VirtualBox:

Se utiliza o Virtual Box, comece por clicar com o botão direito do rato na máquina virtual que irá utilizar e aceda ao menu "Definições" (Settings)- "Pastas Partilhadas" (Shared Folders). Adicione uma pasta partilhada e indique o seu diretório selecionando a opção "Other" (em Localização da Pasta - Folder Path).

pasta partilhada virtualbox

No final, ative a opção "Auto-Montar" e clique em "OK". Você encontrará a pasta partilhada nas unidades de rede da sua máquina virtual (Rede).

VmWare Player: Selecione a máquina virtual que irá utilizar e clique no link "Edit Virtual Machine Settings".

Como transferir arquivos para máquina virtual

Na janela que surge clique ao separador "Options" - Shared Folders.

Ative as caixas de seleção "Always Enabled" e "Map as a network drive in Windows guests". Agora, clique no botão "Add", seguido da opção "Browse" para indicar qual será o diretório da pasta partilhada (no seu Windows).

Clique em "Next" e mantenha a opção "Enable this share" selecionada. Está pronto, a sua pasta partilhada surgirá no diretório "My Network Places" da máquina virtual.

Alternativa...

Se por algum motivo não conseguiu ativar a partilha de arquivos com o seu sistema virtual, poderá optar por uma solução muito simples.

Comece por hospedar o arquivo online (por exemplo numa "nuvem": Google Drive, DropBox, etc.).

Agora, basta aceder à sua máquina virtual e através do navegador, aceder ao site onde hospedou o arquivo para fazer o download do mesmo.

Outras dicas...

Seja o primeiro a comentar em " Como transferir arquivos para máquina Virtual "