Tags:

Como compactar arquivos no Windows - Pastas zipadas

Por Jorge Sampaio quarta-feira, maio 7
O Windows possui uma funcionalidade muito interessante (e ainda pouco aproveitada), que permite compactar arquivos sem recorrer a programas externos.

Estamos a falar das "Pastas compactadas (zipadas)".

Na prática, basta criar uma pasta (que será compactada para o formato .zip) e depois arrastar os arquivos que pretende compactar, para dentro dessa mesma pasta.

Criar pasta comprimida no Windows



Comece por clicar com o botão direito do rato no arquivo que você pretende compactar (basta um). Selecione a opção "Enviar para" - "Pasta Comprimida (zipada)".

Como compactar arquivos no Windows - Pastas zipadas

Agora, basta arrastar todos os arquivos que pretende compactar para dentro dessa mesma pasta. Muito simples.

Alternativa...

Se pretende uma alternativa mais completa em relação às "Pastas Compactadas" do Windows, poderá utilizar o programa gratuito 7-zip.

O 7-Zip permite compactar e descompactar arquivos facilmente.

Baixar 7-Zip

Após instalar o 7-Zip surgirá um novo menu no botão direito do rato.

Como compactar arquivos no Windows - Pastas zipadas

Para comprimir um arquivo basta clicar com o botão direito do rato no arquivo que pretende diminuir e selecionar a opção "7-Zip - Adicionar ao arquivo...".

Para descompactar basta clicar com o botão direito do rato no arquivo compactado e selecionar a opção "7 - Zip - Extrair Ficheiros (ou Ver ficheiros)".

Post Tags:

safepctuga
Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

Seja o primeiro a comentar em " Como compactar arquivos no Windows - Pastas zipadas "