Disco protegido contra gravação - Como desbloquear?

Por Jorge Sampaio quarta-feira, junho 18
Se ao tentar alterar o conteúdo de um disco (pen drive, cartão de memória, etc.), recebe uma mensagem de erro indicando que o disco está protegido contra gravação, execute os seguintes procedimentos para resolver o problema e desbloquear o dispositivo:

Disco protegido contra gravação



1. Verificar se existe patilha de segurança

Comece por verificar se o seu dispositivo possui uma patilha de segurança contra escrita (Lock). Em caso afirmativo, basta deslizar a patilha de segurança para a posição inversa e verificar se o bloqueio desapareceu.


Disco protegido contra gravação


2. Remover a proteção usando o DiskPart

Outra solução consiste em utilizar a ferramenta DiskPart do Windows. Para usar este recurso, comece por aceder ao menu Iniciar e na barra de pesquisa digite "cmd" para abrir a linha de comandos.

Em alternativa poderá pressionar as teclas de atalho CTRL+SHIFT+ESC e aceder ao separador "Arquivo" - "Nova tarefa". Digite cmd.exe e pressione "Executar".

Na linha de comandos do Windows digite diskpart e pressione a tecla "Enter". Agora, digite list disk par enumerar todos os discos ativos.

Será necessário selecionar o disco que pretende corrigir através do comando "Select". Por exemplo: select disk 1

Por fim, digite attributes disk clear readonly, se tudo correu bem surgirá uma mensagem indicando que os atributos do disco foram limpos com sucesso.

diskpart clear readonly

3. StorageDevicePolicies

Caso o bloqueio continue ativo, será necessário realizar uma modificação no registo do Windows para desbloquear o dispositivo.

Para isso, comece por pressionar as teclas de atalho CTRL+SHIFT+ESC do seu computador, para iniciar o Gestor de Tarefas. Aceda ao separador "Arquivo" - "Nova Tarefa" - "Executar Nova Tarefa" e digite regedit.

Surgirá a janela do editor de registo do Windows. Aceda ao seguinte diretório:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\StorageDevicePolicies

Dentro desse diretório encontrará a chave "WriteProtect". Clique com o botão direito do rato na chave "WriteProtect" e selecione "Modificar". Agora, altere o valor da chave de "1" (proteção de gravação ativa) para "0" (proteção de gravação desativada).

StorageDevicePolicies

Se não encontrar a chave "StorageDevicePolicies", poderá criar a chave manualmente clicando com o botão direito do rato dentro do diretório:HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\ e selecionando "Nova" - "Chave". Dê o nome StorageDevicePolicies à nova chave.

Entre dentro da chave StorageDevicePolicies e com o botão direito do rato selecione "Novo" - DWord (32 bits) dando o nome de WriteProtect. Clique com o botão direito sobre o novo atibuto "WriteProtect" e selecione "modificar". Atribua o valor "0" e clique em "Ok".

Experimente reconectar o seu dispositivo USB protegido e verifique se a proteção contra escrita desapareceu.

4. Verificar se existem vírus

Os dispositivos USB estão mais sujeitos a vírus, visto que são conectados a vários computadores diferentes (muitos contaminados por Malware). Como tal, é importante verificar se o seu disco está infectado. Para isso, você poderá utilizar o Malwarebytes Anti-Malware.

remover vírus do pendrive usb

Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como remover vírus de Pendrive USB.

5. Formatar dispositivo

Se nenhuma das soluções apresentadas resolveu o problema resta-lhe tentar formatar o seu dispositivo. Antes de avançar, deverá guardar todo o conteúdo do dispositivo (com problemas) no seu computador.

Após guardar o conteúdo num local seguro, aceda ao "Meu Computador" e clique com o botão direito do rato no dispositivo que apresenta o problema e selecione "Formatar".

formatar pendrive usb

Clique no botão Iniciar e aguarde enquanto o Windows formata o dispositivo. No final, verifique se o problema foi resolvido.

Tem mais alguma solução?

Se possui mais alguma solução para este problema envie-nos o seu comentário. Toda a ajuda é bem vinda.

Post Tags:

safepctuga
Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

2 comentários to ''Disco protegido contra gravação - Como desbloquear?"

Fazer Comentário