Como remover o "Portal dos Sites" do navegador

Por Jorge Sampaio quarta-feira, julho 30
A pedido de um leitor iremos explicar como remover o "Portal dos sites" do seu navegador.

O Portal dos sites altera a página inicial do seu navegador, e dificulta a alteração da mesma.

1. avast! Browser Cleanup

A primeira solução consiste em utilizar o avast! Browser Cleanup, um programa gratuito capaz de detetar e remover “Toolbars” mal-intencionadas ou com "má fama".

Como remover o Portal dos Sites do navegador

Após executar o avast! Browser Cleanup seleccione o Portal dos sites e clique em “Remover”. Por fim, você poderá restabelecer a página inicial para uma página a seu gosto.

2. Remoção Manual

Google Chrome: Inicie o navegador e clique no botão Opções (ALT+E) - "Ferramentas" - "Extensões".

Remova o aplicativo “Lightning Speed Dial” do Google Chrome.

Volte a aceder às opções do Google Chrome (ALT+E) e clique em "Definições". Defina a página Inicial (campo "No arranque") e o motor de busca usado pelo navegador.

Por fim, clique com o botão direito do rato no atalho do Google Chrome que costuma usar para iniciar o navegador e seleccione “Propriedades”. No campo de "Destino" remova o link para o Portal dos sites.

Como remover o Portal dos Sites do navegador

Firefox: Inicie o Firefox e clique no separador “Ferramentas” - Opções. No separador “Geral” altere o link da página inicial. Em seguida, altere o motor de pesquisa usado pelo navegador.

Como remover o Portal dos Sites do navegador

Ainda na janela do Firefox, aceda às “Opções” -> Gerir complementos (ou Extras - CTRL+SHIFT+A) e remova o Lightning Speed Dial.

Para terminar, clique com o botão direito do rato no ícone do Firefox e seleccione “Propriedades”. No campo “Destino” remova o link para o “Portal dos sites”.

Internet Explorer: Inicie o Internet Explorer e clique no separador "Ferramentas" - "Opções de Internet". No separador “Geral” defina a sua nova Homepage (eliminando o portal dos sites).

Em seguida, pressione Opções - Pesquisa – Gerir Addons. Seleccione “Remover portal dos sites” e clique em Aplicar - OK. Clique com o botão direito do rato no ícone do Internet Explorer que utiliza para arrancar o navegador. Selecione "Propriedades" e no campo destino remova o link para o “Portal dos sites”.

Para terminar, aceda ao Painel de Controlo - Remover Programas e desinstale o “IE Plugin Service” e reinicie o navegador.

Se tudo correu bem, o “Portal dos sites” será removido do seu navegador.

Seja o primeiro a comentar em " Como remover o "Portal dos Sites" do navegador "