Como resolver erro DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

Por Jorge Sampaio quinta-feira, julho 31
O seu Windows exibe uma mensagem de erro de tela azul (BSOD) com a mensagem (Windows stop DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL)? Saiba como resolver o problema e volte a usar o computador normalmente.

Tal como o próprio nome do erro indica, o erro está relacionado com os drivers do seu computador. No final da mensagem de erro, encontrará o nome do arquivo "problemático", uma pista importante para resolver o problema.



Repare que na imagem apresentada, o arquivo que apresenta problemas é o bwcW10x64.sys. Neste caso, o problema estaria relacionado com os drivers com um filtro de largura de banda (Killer Bandwidth Control Filter Driver)



1. Atualizar drivers

O primeiro passo consiste na atualização dos drivers em questão. Caso o erro não lhe permita arrancar o computador, será necessário remover o driver problemático através do modo de segurança do Windows (saiba como entrar em modo de segurança). Para instalar os drivers corretos você poderá utilizar programas como:


atualizar drivers


2. Restaurar o Windows

DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL
Experimente usar a restauração do sistema, revertendo as alterações para uma data em que tudo funcionava corretamente.

Caso o erro esteja a impedir o arranque do Windows, experimente arrancar em modo de segurança premindo a tecla F8 durante o arranque do PC. Em caso de dúvida, consulte o tutorial: Como arrancar em modo de segurança.

Após entrar no modo de segurança, inicie o restauro de sistema clicando com o botão direito do rato no ícone "Meu Computador" - Propriedades - Definições Avançadas do Sistema - Proteção do sistema - Restauro.



Resolveu de forma diferente?

Se encontrou outra solução para este problema envie o seu comentário partilhando a sua solução, e ajude os leitores que nos visitam todos os dias. Obrigado.

Seja o primeiro a comentar em " Como resolver erro DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL "