Como calcular "porcentagens" no Excel

Por Jorge Sampaio domingo, agosto 10
Neste tutorial iremos explicar como calcular porcentagens no Excel, apresentando vários exemplos para uma melhor compreensão.

Para calcular as porcentagens no Excel é necessário aplicar um pouco de matemática. Não se esqueça de formatar as células de porcentagem, adicionando o caractere "%".

1. Calcular porcentagens de diferença entre valores

Vamos supor que na primeira semana do mês você ganha uma renda extra de 1000 reais e na segunda semana ganha 1350 reais. Qual foi a porcentagem de aumento?

O valor da primeira semana foi inserido na célula B2 e o da segunda semana na célula C2. Iremos calcular o valor na célula D2. Portanto na célula D2 digitamos =(C2–B2)/B2

Como calcular porcentagens no Excel

Não se esqueça de definir a célula D2 como valor porcentual. O resultado seria 35%.


2. Reduzir uma porcentagem a um valor

Neste segundo exemplo iremos explicar como reduzir determinada porcentagem a um valor. Este exemplo é muito comum para calcular promoções (por exemplo).

Vamos imaginar que você encontra um produto que custa 50 reais (valor que vamos introduzir na célula B2) e está com uma redução de “75%” (valor introduzido na célula C2). Qual é o preço final?

=B2*(1-C2)

Como calcular porcentagens no Excel

A célula C2 com o desconto deve ser formatada para porcentagem. O resultado seria 12.5 reais.

3. Aumentar uma porcentagem a um valor

Neste exemplo iremos aumentar uma porcentagem a determinado valor. Na prática, imagine que você recebe um salário de 500 reais e é aumentado em 7 %. Quanto é que você irá receber no final do mês?

Iremos digitar o salário (500 reais) na célula B2 e a porcentagem de aumento “7%” na célula C2.

Na célula onde pretende exibir o resultado digite =B2*(1+C2).

Como calcular porcentagens no Excel

O resultado final seria 535 reais.

4. Calcular o valor de uma porcentagem

Agora iremos calcular o valor de uma porcentagem em relação a um determinado valor. Por exemplo, imagine que você compra um determinado produto e paga 17% de imposto. Qual é o valor que é entregue ao estado?

Na célula B2 iremos introduzir o valor do produto e C2 o valor da porcentagem. Na célula onde pretende exibir o resultado deverá digitar:

=B2xC2

Como calcular porcentagens no Excel

Caso tenha dúvidas, envie o seu comentário. Obrigado.

Seja o primeiro a comentar em " Como calcular "porcentagens" no Excel "