Como fazer uma enquete no Facebook

Por Jorge Sampaio sábado, agosto 9

As enquetes são uma excelente ferramenta para recolher a opinião do público em relação a determinado assunto.

Para colocar a sua enquete no Facebook existem 2 soluções simples, usar a ferramenta de enquetes do Facebook (Agora limitada aos grupos), ou usar o serviço gratuito "PollDaddy".

Colocar enquete no Facebook


Atualmente apenas é possível adicionar enquetes do Facebook diretamente nos "Grupos". Os grupos, funcionam como as "comunidades" do Orkut e qualquer utilizador poderá criar o seu próprio grupo em poucos minutos.

Caso deseje criar um grupo no Facebook, basta seguir os procedimentos descritos no seguinte tutorial: Criar um grupo no Facebook.

Após criar o seu grupo clique no botão "Perguntar" e adicione a pergunta que pretende colocar, bem como as possíveis respostas. Para terminar, clique no botão "Publicar".

Como fazer uma enquete no Facebook

Criar enquete para Facebook no PollDaddy



Em alternativa, você poderá utilizar o serviço gratuito PollDaddy. Para começar, aceda ao PollDaddy e crie uma conta gratuita.

Na janela do PollDaddy clique no botão "Create New" - "Poll". Digite a pergunta que pretende colocar aos usuários, bem como as possíveis respostas.

Você poderá definir, se permite que o usuário vote em mais do que uma resposta, apresentar as respostas em ordem aleatória, etc.

O PollDaddy possui ainda algumas funcionalidades avançadas muito interessantes. Por exemplo: Permitir comentários à enquete, apresentação de captcha na enquete, restringir votos por IP, etc.

Quando terminar, clique no botão "Create Poll". Selecione o estilo da sua enquete, bem como as dimensões em que deve ser apresentada. Por fim, clique no botão "Edit Language" para traduzir a sua enquete e clique no botão "Save Style Setting".

Como fazer uma enquete no Facebook

A sua enquete está pronta, agora é só divulgar. No painel do PollDaddy clique no link "Collect Votes" junto à enquete que criou. Selecione a opção "Direct Link" - e copie o Link para publicar no seu mural Facebook.

Você poderá ainda optar por instalar o aplicativo do PollDaddy no seu Facebook e "puxar" as suas enquetes para uma página de fãs do Facebook.

enquete polldaddy no facebook

Está pronto.

Seja o primeiro a comentar em " Como fazer uma enquete no Facebook "