Como fazer o downgrade do Windows 8 para Windows 7

Por Jorge Sampaio sábado, outubro 25
Utiliza o Windows 8 no seu computador, mas tem de saudades do windows 7? Neste tutorial iremos explicar como fazer o downgrade do Windows 8 (ou 8.1) para o Windows 7.

Se o seu computador já veio com o Windows 8 Pro instalado, você poderá usufruir do direito de downgrade para o Windows 7 sem pagar uma licença nova.

Caso tenha feito o "upgrade" do Windows 7 para o Windows 8 poderá usar a licença que vinha incluída no PC para voltar para o Windows 7.

Se fez o upgrade do Windows 7 para o Windows 8

1. Comece por verificar se o computador inclui o DVD do Windows 7 (ou recovery). Em caso negativo, verifique se possui a chave original do Windows 7 (que poderá encontrar numa etiqueta colada na parte inferior ou lateral do PC).

Fazer o downgrade do Windows 8 para Windows 7

Caso possua a etiqueta com a chave do Windows, poderá avançar para o download do Windows 7 dos servidores da Digital River (parceira da Microsoft).

Encontrará os links de download na seguinte página do fórum Microsoft:

Baixar Windows 7 (legalmente)

2. Criar um disco de instalação

Agora será necessário gravar o arquivo ISO do Windows diretamente no DVD. Caso não saiba como gravar arquivos ISO consulte o seguinte tutorial: Como gravar ISO em CD / DVD.

Se o seu computador não possui uma drive de DVD, poderá instalar o Windows 7 através de USB, nesse caso será necessário usar um pendrive de instalação do Windows (bootável). Caso tenha dúvidas, consulte o nosso tutorial: Instalar o Windows 7 por pendrive.

Antes de fazer o downgrade é importante que você crie um backup dos seus arquivos, lembrando que será necessário fazer uma instalação limpa (formatação) e isso apagará todos os arquivos.

3. Preparar a BIOS

Comece por reiniciar o computador e entre no Setup da BIOS (pressionando a respectiva tecla de atalho "F2", "DEL", "ESC", etc.). Agora, altere a ordem de arranque dos componentes (Boot) colocando a drive de DVD a arrancar em primeiro lugar e salve as alterações.

4. Formatar e reinstalar o Windows

Reinicie o computador com o DVD do Windows 7 inserido na Drive. Agora poderá iniciar a reinstalação do sistema acedendo à instalação "Personalizada" - "Opções da Drive".

Selecione a partição (ou drive) onde se encontra instalado o Windows 8 e clique em Formatar.

Como fazer o downgrade do Windows 8 para Windows 7

Em seguida, selecione a partição que acabou de formatar e clique em "Seguinte". Proceda à instalação do Windows 7 no computador. Caso tenha dúvidas na instalação do Windows 7, consulte o nosso tutorial: Como formatar e reinstalar o Windows 7.

Downgrade do Windows 8 para o Windows 7

Se você comprou um computador com o Windows 8 Pro, e pretende fazer o downgrade para o Windows 7, será necessário em primeiro lugar entrar em contacto com o apoio telefónico da Microsoft para obter a licença do Windows 7 (será necessário avisar o operador da Microsoft que pretende fazer o downgrade).

Contactos Microsoft

Após confirmar que pode avançar com o downgrade, será necessário configurar a BIOS UEFI. Para isso, posicione o cursor no canto inferior direito do ecrã para ativar a "Charm Bar"- Configurações - Alterar Definições do PC.

Em "Atualização e Recuperação" selecione "Recuperação" - "Arranque avançado".

downgrade do Windows 8 para Windows 7

Por fim, altere a opção de arranque seguro para Desligado e a opção "CSM" para Ligado (Enabled).

Agora, insira o DVD do Windows 7 na drive e proceda à reinstalação do sistema (como descrito no passo anterior "Formatar e reinstalar o Windows".

Seja o primeiro a comentar em " Como fazer o downgrade do Windows 8 para Windows 7 "