O que é a tecnologia NFC? Para que serve?

Por Jorge Sampaio sexta-feira, outubro 17
O NFC (Near Field Commnunication, em português Campo de comunicação de proximidade) é uma tecnologia que permite a troca de dados entre dispositivos a curtas distâncias.

Uma das grandes vantagens do NFC em relação a outros métodos de troca de dados (Bluethooth, Wi-Fi, etc.), é que não requer qualquer configuração. Na prática, basta aproximar os dois dispositivos para iniciar a troca de informação.

O que é a tecnologia NFC? Para que serve?

Como funciona o NFC nos Smartphones?


O NFC permite a troca de vários tipos de arquivos como fotos, links, vídeos, aplicativos, etc. Se você usa o Android, basta aceder às configurações do seu Android - "Mais" e ativar o NFC juntamente com a opção "Android Beam".

nfc android

Agora, selecione o arquivo que pretende partilhar e aproxime o seu smartphone do dispositivo que irá receber o arquivo (colocando os dois smartphones de "costas" um para o outro). Surgirá uma mensagem no dispositivo "emissor" perguntando se pretende enviar o arquivo (Touch to Beam).

Efectuar pagamentos com o NFC


O NFC também pode ser usado para efetuar pagamentos.

Você pode configurar o seu dispositivo Android para usar o Google Wallet e fazer pagamentos em lojas que possuam terminais "Contactless".

Na prática, basta ativar o NFC no seu dispositivo e aproximar ao terminal de pagamento. Se necessário digite o PIN do Google Wallet e complete o seu pagamento.

Se possui um iPhone, também poderá usar a tecnologia NFC para pagamentos através do Apple Pay.

Seja o primeiro a comentar em " O que é a tecnologia NFC? Para que serve? "