Tags:

Usar android como repetidor de WiFi - Tutorial

Por Jorge Sampaio terça-feira, dezembro 30
Usar android como repetidor de WiFi
As redes Wifi possuem um alcance limitado, estando sujeitas a várias factores condicionantes que reduzem a qualidade do sinal (paredes, espelhos, etc.).

Este problema pode ser corrigido com os repetidores de Wifi, que tal como o próprio nome indica, repetem o sinal de uma rede Wifi aumentando o seu alcance.

Neste tutorial, iremos explicar como usar o seu dispositivo Android como repetidor de Wifi, usando a funcionalidade de Compartilhamento de Internet via Bluetooth. Esta operação é feita sem recorrer a aplicativos e não necessita de root.

Nota: Na Play Store podíamos encontrar o aplicativo fqRouter2 que permitia usar o Android como repetidor WiFi. Infelizmente o aplicativo foi removido.


Como usar o Android como repetidor de Wifi



Comece por conectar o seu smartphone Android à rede Wi-Fi que pretende repetir (expandir).

Agora, aceda às "Configurações" (Definições) do seu Android e selecione a opção "Vínculo e roteador portátil".

Ative a opção de "Compartilhamento Bluetooth".

compartilhar internet bluetooth

Agora, basta emparelhar o seu dispositivo Android com o computador usando um adaptador Bluetooth (muitos computadores portáteis possuem Bluetooth incluído).

Na prática, basta aceder ao menu Configurações do Android e tocar na opção "Bluetooth". Procure o seu computador na lista de dispositivos e selecione a opção "Emparelhar" (ou Parear).

E se o meu computador não surge na lista?

É possível que o computador não se encontre "visível" para outros dispositivos. Para isso, aceda ao Painel de Controlo do Windows - Dispositivos e Impressoras e selecione o seu adaptador "Bluetooth". Com o botão direito aceda às "Definições Bluetooth" e marque a opção "Permitir aos dispositivos Bluetooth detectar este PC".

tornar bluetooth visível no pc

Complete o emparelhamento dos dispositivos. Agora, volte a aceder ao Painel de Controlo do Windows - Dispositivos e Impressoras - selecione a dispositivo Android - Conectar usando - Ponto de Acesso.

Se essa opção não surgir não surgir, pesquise a lista de redes Wifi disponíveis. Se tudo correu bem surgirá uma rede com o nome do seu dispositivo Android.
hotspot android

É importante salientar que manter o seu smartphone com o Wi-Fi e Bluetooth ativos em simultâneo pode aumentar significativamente o consumo de bateria (saiba como economizar bateria no Android).

Portanto deve ser encarada como uma solução temporária. Um repetidor é relativamente barato e proporciona melhores de velocidade de acesso.



Usar Internet do telefone no PC

Em alternativa, você também poderia usar a Internet do seu telemóvel no computador. Esta opção usa a ligação 3G (ou 4G) para criar uma rede Wifi. Para mais detalhes, consulte o seguinte tutorial: compartilhar de Internet no Android.

De salientar, que a operadora móvel pode cobrar o tráfego de dados, pelo que é importante verificar o seu tarifário antes de avançar, evitando surpresas desagradáveis.

Dica: Para verificar a intensidade do sinal das redes WiFi disponíveis você poderá usar o WiFi Analyzer. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como aumentar sinal da rede WiFi (ponto 1).

Mais dicas relacionadas:

Post Tags:

safepctuga
Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

2 comentários to ''Usar android como repetidor de WiFi - Tutorial"

ADD COMMENT
  1. Obrigado! Seu post foi muito útil, pra mim! Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Vou testar, mas desde já agradeço que tenha compartilhado essa informação. Obrigado.

    ResponderEliminar