Disco SSD vs HD vs disco híbrido (SSHD)? Qual o melhor?

Por Jorge Sampaio quinta-feira, janeiro 15
Os discos rígidos são responsáveis pelo armazenamento de todos os dados do seu computador desde fotos, vídeos, músicas até ao próprio sistema operativo (Windows, Mac, Linux, etc.).

O disco rígido é um componente importante no desempenho do seu PC, visto que, quanto mais rápido for o acesso aos arquivos, mais rápido será o desempenho do sistema.


SSD vs HD vs Discos Híbridos (SSHD)


Na hora de comprar um disco rígido você depara-se com várias soluções diferentes, com preços que podem variar bastante.

A pensar nisso, decidimos criar este artigo no qual explicamos as principais diferenças entre discos SSD vs HD vs Discos Híbridos (SSHD).

1. Performance

Quando falamos em performance (provavelmente o mais procurado pelos usuários) os discos SSD são mais rápidos. A diferença torna-se mais evidente quando fazemos pequenas trocas de informação (como acontece no HD) como navegar na Internet, usar mensageiros, etc.). É nesta altura, que possuir um disco sem partes mecânicas em movimento para conseguir os dados é uma enorme vantagem.

Disco SSD vs HD vs disco híbrido SSHD


2. Espaço de armazenamento

O problema dos discos SSD (atualmente) é que ainda são bastante dispendiosos, apresentando um preço por GB (GigaByte) muito superior aos discos tradicionais (HD).

O que significa, que pelo mesmo preço você obterá um disco HD com uma capacidade de armazenamento muito superior.

Disco SSD vs HD vs disco híbrido SSHD


3. Fiabilidade

Mas então em relação a fiabilidade? Qual dos discos está mais sujeito a avarias? Ambos os discos são bastante fiáveis. Nos discos HD possuímos partes mecânicas em movimento que eventualmente acabaram por avariar. A "boa noticia" é que existem sinais de aviso, em que disco começa a fazer pequenos barulhos (cliques).

Já os discos SSD podem apresentar um desgaste muito rápido se forem sujeitos a um grande esforço contínuo de escrita, através da criação / eliminação constante de arquivos.

Outro aspecto importante é que os discos SSD como não possuem partes mecânicas em movimento podem ser uma boa escolha para dispositivos que estejam sujeitos a "choques", como computadores portáteis (notebook).

Disco SSD + HD = Híbrido


Os discos híbridos combinam a capacidade de armazenamento de um disco HD, com a velocidade do disco SSD, apresentando-se como um disco "meio-termo". A grande desvantagem (atualmente) dos discos híbridos é possuírem uma parte "SSD" muito pequena, como tal, deverá analisar muito bem o disco que irá comprar.

Seja o primeiro a comentar em " Disco SSD vs HD vs disco híbrido (SSHD)? Qual o melhor? "