O que é o DPI (no teclado, impressora, imagem etc.)?

Por Jorge Sampaio domingo, fevereiro 8
O termo DPI (Dots Per Inch, ou em português pontos por polegadas) é usado amplamente na informática, sendo normal se deparar com este termo quando vai comprar um rato (mouse), imprimir um documento, editar imagens, etc. Mas afinal, o que é o DPI? O que significa?

O que é o DPI nos ratos (mouse)?



Quando vamos comprar um rato (mouse) é normal encontrar o termo DPI como definição da "precisão" do dispositivo. A precisão do rato também pode ser definida através do CPI (Counts per Inch).

Na prática, um rato com um DPI elevado é ideal para tarefas que necessitem de um clique rápido e apurado (como em jogos).

Os ratos atuais do mercado possuem um Dpi que pode variar entre 800 a 1600 dpi.

Um rato que possua mais de 1600 dpi tende a virtualizar os píxeis, o que na prática pode se traduzir em maiores interferências, levando a problemas de precisão.

DPI nas impressoras

Quando vamos imprimir um documento é normal encontrar o termo DPI para definir a qualidade de imagem. Agora que sabemos o significado de DPI (Dots per Inch), rapidamente podemos concluir que aumentar o DPI de impressão irá produzir uma imagem mas detalhada, mas igualmente um maior consumo de tinta.

o que é o dpi


DPI nas imagens


O DPI das imagens refere-se à quantidade de pontos ou píxeis (PPI) que a imagem apresenta. Na prática, quanto maior o número de píxeis, maior será a qualidade e os detalhes apresentados na imagem.

Ficou com dúvidas? Envie o seu comentário para o seu comentário, teremos todo o gosto em completar o nosso tutorial.

Post Tags:

safepctuga
Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

Seja o primeiro a comentar em " O que é o DPI (no teclado, impressora, imagem etc.)? "