Como colocar Gif no Facebook (atualizado em 2017)

Por Jorge Sampaio sábado, junho 6

Agora já é possível adicionar imagens animadas gif no Facebook, bastando para isso colar o link da imagem nas suas postagens.

As animações podem ser adicionadas em publicações e comentários.

Os Gifs (Graphics Interchange Format) são um conjunto de imagens dispostas de forma sequencial, de forma a criar uma pequena animação. O formato gif foi criado em 1987 e tem sido utilizado desde então.

Como colocar Gif no Facebook



Você poderá criar os seus próprios Gifs usando um editor de imagens como o Gimp (gratuito), ou através de sites como o GifMaker. Exemplo de uma animação em Gif:

gif Facebook

Após criar o seu Gif, será necessário hospedar o arquivo online usando serviços como o Giphy.

Para isso, basta aceder ao Giphy, clicar no botão "Upload" e selecionar o Arquivo que pretende enviar. Para terminar, aceda ao separador "Advanced" e copie o link presente em "GIPHY LINK".

colocar Gif no Facebook

De salientar, que você poderá adicionar as animações postadas no Google+. Para isso, basta clicar com o botão direito do rato na animação e copiar o Link da imagem.

Giphy Facebook

Será que vai ter sucesso?

A inclusão das animações Gif será certamente uma "mais-valia", mas atendendo que o Facebook já permite a execução automática de vídeos no Feed (embora possa ser desativada), e a inclusão de "Stickers" (emoticons), ficará pouca margem para as animações Gif. Qual é a sua opinião, pensa que os GIFS fazem falta no Facebook?

3 Comentários " Como colocar Gif no Facebook (atualizado em 2017) "

Jocélio 8 de novembro de 2015 às 12:55

Não consigo postar Gifs no Face, tento colar links de Gifs do G+ por exemplo, mas não funciona.
Existe outra forma de fazer isso?

Grato: Jocélio

Jorge Sampaio 27 de novembro de 2015 às 10:33

Olá Jocélio,

Caso continue sem conseguir postar os Gifs do Google Mais no Facebook, possui uma alternativa simples (mas trabalhosa). Terá de clicar com o botão direito do rato no gif e salvar no seu computador.

Em seguida, aceda ao Giphy e faça o upload desse mesmo Gif, como explicado no nosso tutorial. Caso tenha dúvidas, envie um novo comentário.

Atenciosamente, SafePC Tuga.

Anónimo

fiz e deu certinho, obrigada!!