Não consigo instalar o Windows - Como resolver?

Por Jorge Sampaio domingo, julho 5
A instalação do Windows é um procedimento relativamente simples, no entanto, nem sempre corre bem. Existem vários fatores que podem fazer com que a instalação falhe, levando o usuário ao desespero.

A boa notícia, é que na maioria dos casos é possível resolver o problema, bastando para isso aplicar pequenas correções.

Não consigo instalar o Windows


Não consigo instalar o Windows - Como resolver?



1. Analisar a mensagem de erro

O primeiro aspecto em que se deve concentrar é na mensagem de erro exibida pelo sistema. Essa mensagem é a primeira pista para entender o que está a correr mal.

Por exemplo, se ao instalar o Windows recebe uma mensagem de erro com o código "0x80070017", então provavelmente existe um erro ao ler os dados do DVD do Windows, sendo necessário instalar o Windows de outra forma, por exemplo através de pendrive.

Se precisar de ajuda, poderá postar a mensagem de erro que recebe através de comentário.

2. DVD do Windows

Em muitos casos, a instalação do Windows falha porque o DVD de instalação não se encontra nas melhores condições. Experimente limpar o DVD antes de proceder à instalação do Windows.

Se o DVD estiver demasiado danificado, poderá sempre baixar o Windows da Internet de fontes fidedignas, e usar a licença atual (normalmente o computador possui uma etiqueta com a licença do Windows).

Não consigo instalar o Windows

3. Drive DVD avariada

Se não conseguir instalar o Windows porque a drive de DVD está avariada, tem duas soluções: usar uma drive de DVD externa (que se liga via USB), ou instalar o Windows via pendrive.

Para mais detalhes consulte o nosso tutorial: como instalar o Windows via pendrive.

Não perca ainda o nosso tutorial, como instalar o Windows 8 no pendrive (ou disco externo).

4. Avaria no disco

Outro problema que afeta a instalação do Windows são os problemas no disco rígido. Neste caso, será mais difícil resolver o problema, e verdade seja dita, um disco rígido que apresente problemas, dificilmente aguentará muito mais tempo, não existindo garantias que os seus arquivos estejam seguros.

No entanto, poderá sempre experimentar o programa HDD Regenerator, que afirma conseguir recuperar partes do disco danificadas.

Avaria no disco


Possui alguma dúvida? Envie o seu comentário e ajude-nos a completar cada vez mais o nosso tutorial.

Seja o primeiro a comentar em " Não consigo instalar o Windows - Como resolver? "