Windows 10: uma prova de humildade da Microsoft?

Por Jorge Sampaio segunda-feira, julho 27
O Windows 10 tem gerado uma enorme expectativa, e as mudanças introduzidas pela Microsoft já fizeram correr muita tinta.

Para além das mudanças introduzidas neste novo sistema operativo (conheça aqui as novidades do Windows 10), parece estar em marcha uma mudança no paradigma da empresa da Redmond.

Windows 10: uma prova de humildade da Microsoft


1. Oferta do sistema operativo

A primeira mudança (talvez a mais óbvia), foi a política de preços dos sistemas operativos. Primeiro com a promoção do Windows 8 (numa fase inicial custava 50 euros), e agora a oferta do Windows 10 que deixou muitos usuários de boca aberta (habituados a sistema com preços exorbitantes).

Se continuarmos a nossa análise, reparamos que agora também podemos usufruir do Microsoft Office gratuitamente (embora online), algo impensável há alguns anos.

2. Finalmente ouve os usuários

O Windows 8 acabou por ser um fiasco, muito por culpa das alterações drásticas que a Microsoft adicionou. A grande mudança foi a remoção do Menu iniciar, que para usuários com conhecimentos reduzidos de informática, tornava uma simples operação de desligar o PC um "bicho de 7 cabeças".

O mais surpreendente foi que apesar das críticas, a Microsoft não corrigiu o problema na atualização 8.1, adicionando um simples botão de acesso ao ambiente Metro (Modern UI).

No Windows 10 a Microsoft dá a mão à palmatória e devolve o menu iniciar, e ainda adiciona outras ferramentas de aumento de produtividade.

3. A batalha perdida dos Smartphones

O Android e o IOS continuam a dominar o mercado dos smartphones, no qual a Microsoft parece ter adormecido no tempo. Para tentar convencer os usuários, a Microsoft decidiu tornar possível a substituição do sistema operativo Android pelo Windows Phone gratuitamente. Mas será suficiente para conquistar os usuários?

Qual é a sua opinião?

Não se esqueça de enviar a sua opinião sobre esta matéria enviando o seu comentário, e partilhar com os seus amigos nas redes sociais.

2 Comentários " Windows 10: uma prova de humildade da Microsoft? "

andrey costa 30 de julho de 2015 às 02:00

Olá, gostei bastante do texto, mas uma coisa me deixou em dúvida, como assim mudar o Android para Windows Phone gratuitamente, essa seria uma ótima dica pra se colocar aqui!

Jorge Sampaio 2 de agosto de 2015 às 00:50

Olá Andrey Costa,

Obrigado pelo seu comentário. A Microsoft anda a planear uma forma que torne possível "migrar" (mudar), do Android para o Windows Phone gratuitamente. Segundo o que conseguimos apurar, essa funcionalidade ainda se encontra em "testes", mas certamente que irá merecer a nossa melhor atenção ;)

Atenciosamente, SafePC Tuga.