Windows não é genuíno - Como resolver? [Soluções]

Por Jorge Sampaio terça-feira, setembro 15
O seu sistema operativo emite avisos indicando a cópia do seu Windows não é genuína (original)? Mas o que significa este erro em termos práticos? Por que razão acontece? Que consequências terá no meu computador? Como posso resolver?

Windows não é genuíno - Como resolver?



Este erro é relativamente "comum", e é apresentado quando a Microsoft detecta que a cópia do seu Windows é pirata. Esta mensagem irá importuná-lo até que o problema seja resolvido.

De salientar, que ao contrário do que chegou a ser divulgado, o Windows 10 não será gratuito para versões pirata.

Como é que a Microsoft detecta licenças piratas?

O Windows possui uma ferramenta denominada "Windows Activation", que ativa a sua cópia nos servidores da Microsoft. Após o registo, a Microsoft compara a sua licença com milhões de licenças registadas. Se surgirem várias licenças iguais, então algo está mal.

Windows não é genuíno - Como resolver

Como é que isso afecta o computador?

Antigamente, as limitações impostas a versões piratas eram bastante duras. No Windows XP, existia mesmo um "bloqueio" do usuário. No Windows Vista, foi adicionado o "modo de funcionalidade reduzido", que permitia o usuário fazer login 1 hora de cada vez.

No Windows 7 e 8 as limitações são mais "leves", sendo que as notificações que o Windows não é genuíno surgem de hora a hora. Poderá ser removido o fundo do Ambiente de Trabalho, e podem ser limitadas as atualizações do Windows Update.


Como Resolver? Preciso comprar o Windows?

Em principio não, quando você comprou o seu computador, vinha incluída uma licença genuína do Windows. Como tal, poderá resolver o problema instalando a versão do Windows que vinha incluída no PC. Para isso, basta usar a licença que se encontra numa etiqueta colada na parte lateral ou inferior do PC.

Windows não é genuíno - Como resolver

Caso não consiga usar essa licença, e o seu PC não possui uma partição de backup (Restaura o PC para o estado de fábrica), então será necessário adquirir uma licença do Windows.

Se o computador não vale o investimento, poderá optar por instalar um sistema operativo livre (gratuito), nomeadamente o Linux.


Seja o primeiro a comentar em " Windows não é genuíno - Como resolver? [Soluções] "