Processo system do Windows 10 usando muita RAM? [Resolvido]

Por Jorge Sampaio sexta-feira, janeiro 22
Se você já acedeu ao Gestor de Tarefas do Windows 10, certamente reparou em algo estranho, o processo system usa muita memória RAM, chegando a valores absurdos. Mas porque razão isso acontece? O que podemos fazer para corrigir?

Processo system do Windows 10 usando muita RAM

Processo system do Windows 10 usando muita RAM?


Na verdade, você está perante uma nova funcionalidade do Windows 10, que faz uma gestão completamente diferente da memória RAM.

Na prática, o Windows 10 comprime as páginas (janelas) que você não está a usar, mantendo-as na memória RAM, ao invés de escrever os dados no disco.

Dessa forma, o Windows 10 terá um desempenho muito superior e uma melhor capacidade de resposta. A teoria é parece acertada, no entanto, existem situações em que assistimos a um consumo "anormal" de memória RAM, comprometendo o desempenho e levando o computador a usar a memória virtual (usar o disco rígido como memória RAM).

memória ram


Como resolver o problema?

O problema pode ser "atenuado", se usar a funcionalidade "Ready Boost", que lhe permite usar um pen drive como memória RAM. Para mais detalhes consulte: Como aumentar a memória RAM usando o ReadyBoost.

1. Fechar janelas desnecessárias

Em primeiro lugar, comece por encerrar todas as janelas (e programas) que não esteja a usar. Essa solução ajuda a libertar memória RAM, que o ajudará a ganhar mais "estabilidade" no sistema.

2. Desactivar aplicativos em segundo plano

Outra solução que poderá ajudar a melhorar o desempenho do seu Windows 10 e libertar memória RAM, é desactivar os aplicativos em segundo plano desnecessários. Para isso, comece por aceder ao Menu Iniciar - Definições - Privacidade - Aplicativos a correr em segundo plano - Desactive todos os serviços que achar desnecessários.

Aplicativos a correr em segundo plano do windows 10


3. Desativar programas que arrancam com o Windows

Pressione as teclas de atalho CTRL+SHIFT+ESC para iniciar o Gestor de Tarefas do Windows. Aceda ao separador "Arranque" e verifique se existe algum programa que pode desactivado (que não lhe faça falta).

programas que arrancam com o windows


Dica Extra: Verifique o impacto que cada programa no arranque do Windows.

4. Desactivar Super Fetch

Alguns dos nossos leitores, sugerem que a desactivação do serviço "Super Fetch" do Windows 10, pode corrigir o problema.

Para isso, bastaria pressionar as teclas de atalho CTRL+SHIFT+ESC para iniciar o gestor de tarefas e aceder ao separador "Serviços".

Na parte inferior da janela do Gestor de Tarefas pressione o link "Abrir Serviços" e procure o serviço "Super Fetch".

Clique com o botão direito do rato e aceda às "Propriedades". Pressione o botão "Parar" e campo "Tipo de arranque" selecione "Manual".

Desactivar Super Fetch


Para que as alterações entrem em vigor, será necessário reiniciar o computador.

Seja o primeiro a comentar em " Processo system do Windows 10 usando muita RAM? [Resolvido] "