Como Bloquear Sites no Roteador (Router)

Por Jorge Sampaio quinta-feira, fevereiro 25
Uma das formas mais eficazes de bloquear sites, é através das configurações do roteador (router). Dessa forma, todas as tentativas de acesso a determinado site podem ser bloqueados diretamente na "fonte", ser necessitar de adicionar um controlo parental em todos os dispositivos.

A proteção pode ser aplicada a todos os dispositivos, ou apenas a um dispositivo específico (por exemplo, a um computador ou smartphone usado por uma criança).

Como bloquear sites no roteador


Como bloquear sites no roteador (Router)



1. Em primeiro lugar, comece por aceder às configurações do roteador. Para isso, basta aceder ao IP de acesso (normalmente http://192.168.1.1).

Se não resultar, poderá obter o IP de acesso à página de configuração, através da linha de comandos do computador (que deve estar ligado ao roteador).

Para isso, pressione as teclas de atalho CTRL+SHIFT+ESC para iniciar o "Gestor de Tarefas" e aceda ao separador "Novo" - Arquivo (ou Ficheiro) - Nova Tarefa - digite cmd.exe.

Na janela da linha de comandos digite: ipconfig. Procure o campo "Default Gateway".

default gateway


Agora, basta fazer o login no painel administrativo do seu router. Para isso, será necessário os dados de acesso que poderá obter nas instruções do roteador, ou contactando a operadora do serviço de Internet.

Caso tenha dúvidas, consulte o nosso tutorial: como acessar configurações do roteador.

Como bloquear site?


Cada modelo de router possui uma forma específica de bloquear um site. No entanto, em termos gerais podemos afirmar que o procedimento é basicamente igual para todos os dispositivos.

No nosso tutorial, iremos explicar tomando como exemplo um roteador "Huawei" atualmente usado pela operadora Vodafone. Comece por navegar no menu administrativo do seu roteador e procure a opção "Controle Parental" ou "Access restriction". Mais detalhes:


  • Roteador Huawei - Menu Segurança - Conf. Controlo Parental;
  • Roteador TP-Link - Menu Hosts - Add New - Mode: Domain Name;
  • Roteador D-Link - Menu "Advanced" - Website Filter;


Exemplo:

No roteador Huawei foi necessário aceder ao separador "Segurança" - Conf. Controlo Parental. Por fim, definimos os sites (URL) que pretendíamos bloquear. No nosso caso, foi necessário criar um "Modelo", no qual definimos os sites que pretendíamos bloquear, bem como o horário em que o filtro deveria ser aplicado.

Caso necessite de ajuda extra para uma marca específica de roteador, basta enviar o seu comentário. Abraços, equipa SafePC Tuga.

Seja o primeiro a comentar em " Como Bloquear Sites no Roteador (Router) "