Como prevenir a recuperação de arquivos excluídos | SafePC Tuga

Por Jorge Sampaio domingo, março 20
No SafePC Tuga já demonstramos por diversas vezes ser possível recuperar dados excluídos, bastando usar um programa específico, ou em ultimo caso, recorrer a uma empresa de recuperação de dados. Mas e se possuirmos dados sensíveis que pretendemos destruir para sempre?

Como prevenir a recuperação de arquivos excluídos


Como prevenir a recuperação de arquivos excluídos



Se vai vender um computador, ou emprestar um cartão de memória (que continha arquivos sensíveis) a um amigo, é importante prevenir a recuperação dos arquivos excluídos.

Para isso, poderá usar dois programas gratuitos: o CCleaner e o DBAN (Darik's Boot And Nuke).

1. CCleaner

O CCleaner é amplamente conhecido como um dos melhores programas "limpadores", permitindo excluir arquivos desnecessários e histórico do seu computador. No entanto, o CCleaner possui outras ferramentas de qualidade que merecem destaque. Uma dessas ferramentas é a "Limpeza de disco".

Para começar a limpeza, basta instalar e executar o CCleaner no seu computador. Em seguida, aceda ao menu "Ferramentas" - "Limpeza do disco". Seleccione o disco que pretende "Limpar", por exemplo um cartão de memória. O CCleaner irá reescrever o dispositivo, impedindo a recuperação dos arquivos excluídos.

No campo "Limpar" defina os dados que pretende excluir definitivamente. O CCleaner permite limpar apenas o espaço livre (mantendo os arquivos guardados) ou todo o dispositivo (que implica a perda total de todos os arquivos).

Poderá ainda definir a modo de segurança, aumentando o número de vezes que o dispositivo será reescrito. É importante manter em mente que aumentar o número de "passagens", irá aumentar o tempo total do processo.

limpar disco no ccleaner

2. DBAN (Darik's Boot And Nuke)

Antes de usar o DBAN é importante fazer o backup de todos os arquivos que pretende manter para uma unidade externa (ou para um serviço de hospedagem em nuvem). O programa irá destruir toda a informação contida no disco (incluindo os arquivos que foram excluídos).

Para começar, faça o download do DBAN para o seu computador e grave o arquivo ".iso" num CD / DVD. Relembrámos que o Windows 7, 8 e 10 já possuem uma funcionalidade nativa de gravação de imagens ISO.

Após a gravação, será necessário reiniciar o computador (com o CD / DVD do DBAN inserido na drive). No primeiro ecrã de arranque, aceda ao setup da BIOS pressionando as teclas de atalho descritas no ecrã (por exemplo, o F2 ou DEL).

Coloque a drive de CD / DVD a arrancar em primeiro lugar na secção "Boot". Grave as alterações antes de sair.

ordem de boot


Se tudo correu bem, surgirá o ecrã do DBAN. O desing do programa é bastante simplista, mas não se deixe desmotivar. Para terminar, basta selecionar a partição ou disco que pretende "limpar". Se pressionar a tecla "M - Methods" poderá alterar a forma como o disco é "reescrito", diminuindo a probabilidade de recuperação, mas aumentando o tempo que toda a operação demora.

como usar o dban (darik boot and nuke)


Não se esqueça, se está a usar um disco SSD, tenha em mente que aumentar o número de vezes que o disco será "reescrito", poderá diminuir o tempo de vida útil do dispositivo. Para terminar, clique na tecla "F10 - Start".

Post Tags:

Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

Seja o primeiro a comentar em " Como prevenir a recuperação de arquivos excluídos | SafePC Tuga "