Não consigo recuperar arquivos deletados, e agora?

Por Jorge Sampaio terça-feira, março 8
A perda de dados pode ser bastante frustrante, ainda mais, quando não existe um backup numa unidade externa ou armazenado na nuvem.

Uma pequena pesquisa na Internet leva-nos ao encontro de vários programas capazes de recuperar arquivos excluídos (até de discos formatados). No SafePC Tuga, já falamos de alguns desses programas como por exemplo: DiskDigger, Recuva, etc.

Mas e se estes programas falharem a recuperação dos arquivos? Será mesmo o fim? Perdi os meus arquivos definitivamente?

Não propriamente. Atualmente existem várias empresas de recuperação de dados, que possuem ferramentas "especiais" que podem fazer toda a diferença.

Não consigo recuperar arquivos deletados, e agora?


Recuperação de dados



Estas empresas conseguem recuperar dados mesmo em unidades corrompidas, formatadas ou danificadas (cujo o acesso é impossível através do PC, por exemplo: HD queimado).

A recuperação é feita em salas "limpas", fazendo lembrar um laboratório, visto que até a mais pequena partícula de pó assente para unidade, pode prejudicar a recuperação de dados.

Em alguns casos, as unidades (por exemplo, discos HD) podem ser "reconstruídas", procedendo-se à troca das peças defeituosas.

Como é óbvio, nem uma empresa de recuperação de dados pode garantir a recuperação total dos seus arquivos. Se os danos físicos da drive forem demasiado extensos, ou os dados estejam demasiado "reescritos", poderá dificultar a recuperação.

No entanto, se pretende recuperar informação extremamente importante, como aquele documento que anda a trabalhar à meses, as fotos dos seus filhos em pequeninos, e muito mais...poderá sempre pedir um orçamento para saber quanto custa recuperar esses arquivos.

Para evitar novas perdas de informação, aprenda a criar arquivos de backup e a armazenar arquivos em nuvem (gratuitamente).

Seja o primeiro a comentar em " Não consigo recuperar arquivos deletados, e agora? "