Tags:

Como programar o PC para desligar sozinho (sem programas)

Por Jorge Sampaio quinta-feira, maio 5

Já alguma vez lhe aconteceu precisar de desligar o computador, mas faltar terminar um download, ou a conversão de um vídeo?

Para o ajudar, o Windows possui uma funcionalidade muito interessante que permite programar o PC para desligar sozinho, excluindo a utilização de programas externos.

Na prática, você poderá programar o PC para desligar sozinho apenas uma vez, ou desligar diariamente a uma hora definida por si.

Como programar o PC para desligar sozinho




Como programar o PC para desligar sozinho



Comece por executar o programador de tarefas do Windows. Para isso, poderá digitar "programador de tarefas" na barra de pesquisa perto do menu iniciar.

programador de tarefas do windows


Em alternativa, poderá executar o Gestor de Tarefas pressionando as teclas de atalho CTRL+SHIFT+ESC e aceder ao menu "Arquivo" (ou Ficheiro) - Nova Tarefa - digite "Taskschd.msc" (sem aspas).

Clique no link "Criar Tarefa Básica" e indique o nome da tarefa (à sua escolha, por exemplo, desligar computador).

Poderá ainda fazer uma pequena descrição da tarefa (Opcional: apenas para você consultar, portanto, não precisa ser muito extenso).

programador de tarefas do windows


Defina a frequência com que pretende executar o encerramento automático do PC. Caso pretende executar apenas uma vez, deverá escolher a opção "Uma vez". Agora, defina a data e hora em que o computador deve desligar-se.

frequência da tarefa no windows


Na janela seguinte, selecione a opção "Executar um programa" e defina o programa como:

C:\Windows\system32\shutdown.exe

No campo "Parâmetros" adicione "-s -f" (sem aspas). Está pronto, agora é só tocar no botão "Concluir" e deixar que o Windows assuma a responsabilidade de encerrar o PC sozinho no horário desejado.

Post Tags:

Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

Seja o primeiro a comentar em " Como programar o PC para desligar sozinho (sem programas) "