Como personalizar o Menu Iniciar do Windows 10

Por Jorge Sampaio quinta-feira, agosto 4
No Windows 10, a Microsoft fez regressar o Menu iniciar, criando uma versão "híbrida" do tradicional menu iniciar, com o Ambiente Metro introduzido no Windows 8.

Este novo menu Iniciar é altamente personalizável, permitindo alterar dimensões, cores, atalhos, aplicativos apresentados, etc. Aqui ficam algumas dicas para personalizar o menu Iniciar do Windows 10 a seu gosto.



Menu Iniciar em tela cheia

Pretende usar o menu Iniciar em tela cheia (simulando o ambiente Metro do Windows 8).

É muito simples, basta aceder ao menu Iniciar - Configurações - Personalização - Inicio. Ative a opção "Utilizar Inicio em ecrã inteiro".

Alterar a cor do menu Iniciar

Aceda ao menu Iniciar - Configurações - Personalização - Cores. Selecione a cor que pretende associar ao menu Iniciar do seu Windows 10.

Em alternativa, poderá ativar a opção "Escolher automaticamente uma cor característica da minha imagem de fundo", que ajusta a cor do menu Iniciar, com a cor predominante da imagem de fundo.

como personalizar o menu iniciar do windows 10


Se usar um tema com várias imagens diferentes, o seu menu Iniciar irá alterar a cor sucessivamente.

Ajustar o tamanho do Menu Iniciar

O Windows 10 permite-lhe ainda alterar o tamanho do Menu Iniciar. Na prática, basta aceder ao menu Iniciar e posicionar o cursor do rato no limite superior do menu para surgir a opção de "redimensionar".

Adicionar Remover Mosaicos

O Menu Iniciar do Windows 10 possui vários mosaicos predefinidos.

No entanto, poderá adicionar ou remover mosaicos de forma a optimizar o menu iniciar para que possa corresponder às suas necessidades.

Para remover, basta clicar num mosaico e selecionar "Remover do Inicio". Caso pretenda adicionar uma aplicação no menu iniciar, basta usar a pesquisa do Windows 10, clicar com o botão direito do rato e selecionar "Afixar em Inicio".




Desactivar mosaicos dinâmicos

O Menu Iniciar do Windows 10 possui vários mosaicos dinâmicos, que carregam actualizações em directo. Caso não veja utilidade nesta funcionalidade, poderá desactivar as actualizações.

Para isso, basta pressionar com o botão direito do rato no mosaico e selecionar "Mais" - "Desactivar mosaico dinâmico"

Seja o primeiro a comentar em " Como personalizar o Menu Iniciar do Windows 10 "