Como desativar a Cortana no Windows 10 (regedit)

Por Jorge Sampaio quinta-feira, setembro 15

Com o update de aniversário do Windows 10, a Microsoft tornou mais complicado a desactivação da assistente pessoal Cortana.

Foram introduzidas algumas alterações ao Cortana que tornaram a assistente mais restritiva.

É notório que a Microsoft tentou "puxar a brasa à sua sardinha" fazendo com que a Cortana usasse o navegador "Microsoft Edge" (ao invés do navegador padrão) e o motor de busca Bing.

Não obstante, ainda é possível desativar a Cortana recorrendo a um pequeno "hack" no registro do Windows  (regedit).

Como desativar a Cortana no Windows


Como desativar a Cortana no Windows 10


Comece por abrir o registro do Windows acedendo ao "Gestor de Tarefas" (teclas de atalho CTRL+SHIFT+ESC), Aceda ao menu "Arquivo" (ou Ficheiro) - Nova Tarefa - digite regedit.exe e pressione a tecla Enter.

Agora, aceda ao diretório:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\Windows Search

Na pasta Windows Search clique com o botão direito do rato e selecione "Novo" - Dword (32bits). Crie um novo valor com o nome "AllowCortana" (sem aspas) e atribua o valor de 0 (zero).



Versões Pro e Enterprise


Caso possua as versões PRO ou Enterprise do Windows 10, poderá usar o editor de Politicas de Grupo para desactivar a Cortana.

Para isso, basta pressionar as teclas de atalho Windows+R e digite gpedit.msc.

Aceda ao diretório "Configuração do Computador" - Modelos Administrativos - Componentes do Windows - Procurar. Na secção à sua direita procure o parâmetro "Permitir Cortana" e com o botão direito do rato selecione "Desactivar".



Está pronto, caso tenha dúvidas bastará enviar o seu comentário.

Post Tags:

Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

Seja o primeiro a comentar em " Como desativar a Cortana no Windows 10 (regedit) "