Como desativar o Indexador do Microsoft Windows Search (SearchIndexer.exe)

Por Jorge Sampaio quinta-feira, abril 27
O Indexador do Microsoft Windows Search (SearchIndexer.exe) é um serviço importante, responsável por controlar a indexação dos arquivos e programas do Windows, para que os mesmos possam surgir na pesquisa do Windows.

Como tal, é um serviço essencial do sistema, mas que por vezes pode apresentar comportamentos "estranhos", levando ao consumo excessivo de CPU, RAM e disco.

Remover este serviço não é recomendável, visto que "alimenta" várias funcionalidades importantes do seu sistema. No entanto, pode ser otimizado para consumir menos recursos ou desativado.


indexador do windows search

Como parar o serviço?

Para parar (temporariamente) o indexador do Microsoft Windows Search basta pressionar as teclas de atalho CTRL + SHIFT + ESC para abrir o Gestor de tarefas e aceder ao separador "Serviços". Procure o processo "Windows Search" e toque com o botão direito do rato selecione "Parar".

Caso pretenda desativar o serviço completamente, volte aceder ao Gestor de Tarefas pressionando as teclas de atalho CTRL+SHIFT+ESC e clique no separador "Serviços". Na parte inferior da janela, toque no link "Abrir Serviços" e procure o Windows Search. Com o botão direito do rato selecione "Propriedades" e no campo "Tipo de arranque" mude para "Desativado".

desativar o Indexador do Microsoft Windows Search


Como fazer o SearchIndexer.exe usar menos RAM e CPU?

Se pretende que o SearchIndexer.exe consuma menos recursos, basta reduzir a quantidade de informação que o mesmo deve indexar. Para isso, comece por pesquisar pelas "Opções de Indexação" (usando a pesquisa do Windows). Em alternativa, poderá aceder ao Painel de Controlo.

Clique no botão "Modificar" e selecione manualmente quais as pastas que devem ser indexadas, ou seja, cujo conteúdo deva surgir nas pesquisas.

arquivos indexados pelo windows


Volte ao menu Anterior e clique no botão "Avançadas" - Tipos de ficheiro (ou arquivo). Marque a opção "Indexar apenas propriedades". Está pronto, o Indexador do Microsoft Windows Search deverá ficar agora mais "leve", melhorando a performance do PC.

Post Tags:

Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

Seja o primeiro a comentar em " Como desativar o Indexador do Microsoft Windows Search (SearchIndexer.exe) "