Tags:

Como evitar o ransonware (Dicas e Ferramentas)

Por Jorge Sampaio segunda-feira, maio 15
Por estes dias, as agencias noticiosas fazem a cobertura do ataque informático massivo de ransonware, que infetou cerca de 200 mil computadores. Os dados dos utilizadores foram encriptados, sendo exigido um "resgate" de 300 euros para libertar os arquivos.

Este ataque conseguiu afetar de forma significativa grandes instituições (bancos, empresas de telecomunicações, etc.), chegando a paralisar 16 hospitais no Reino Unidos. Mas afinal o que é o ransonware? Porque razão é tão perigoso? É possível me proteger desta ameaça?


Como evitar o ransonware Dicas e Ferramentas


O que é ransonware?

O ransonware é um tipo de Malware que tenta extorquir dinheiro aos usuários, encriptando os arquivos contidos no computador e exigindo várias centenas de euros para os libertar. Os pagamentos exigidos são feitos na moeda virtual BitCoin, que impede o "rastreamento" do dinheiro.

Existem diversas variantes de ransonware, sendo o CryptoLocker, CryptoWall e o TeslaWall os mais conhecidos. O ransonware tenta "assustar" o usuário colocando um limite de tempo para pagar, bem como avisos que o valor a aumentar pode aumentar caso se demore a pagar.

Este tipo de Malware mostra que as ameaças atuais já não são criadas para lançar um caos temporário, mas sim para gerar dinheiro de forma ilícita.

Como me posso proteger de ransonware?


Uma das melhores formas de se proteger, é manter o seu sistema operativo atualizado, e um possuir um antivírus (igualmente atualizado). O CryptoLocker chegava através de anexos em email, o que reforça a ideia que é importante estar atento às mensagens de remetentes que desconhece e verificar todos com o antivírus antes de os abrir.

Este tipo de malware reforça a ideia que é importante possuir um backup dos seus dados. Para isso, poderá usar um programa específico, para criar backups automaticamente. A nossa recomendação vai para o AOMEI Backupper.

Muitas empresas de segurança disponibilizam ferramentas gratuitas para remover e desencriptar os seus arquivos. Aqui ficam alguns links úteis:




Post Tags:

safepctuga
Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

Seja o primeiro a comentar em " Como evitar o ransonware (Dicas e Ferramentas) "