Como remover ou redefinir a senha do Windows 10

Por Jorge Sampaio quinta-feira, maio 25
Remover ou redefinir a senha do Windows 10 é um procedimento relativamente simples, permitindo recuperar o acesso aos seus arquivos e programas.

Se você usa uma conta local no Windows, apenas irá necessitar de um suporte de instalação do Windows, ou um programa específico como o Trinity Rescue Disk. No caso de possuir uma conta Microsoft associada (que permite o acesso à Loja do Windows), será necessário redefinir a senha junto da Microsoft.




Mas a senha não é segura?

A senha do Windows serve apenas para proteger o seu computador de pessoas “honestas”, que não se esforcem muito para aceder aos seus arquivos. Se o seu computador for roubado, a senha do Windows de pouco ou nada servirá.

Se pretende reforçar a segurança dos seus arquivos, deverá apostar pela encriptação dos seus dados, usando o BitLocker do Windows, ou um programa gratuito como o Veracrypt.

Nota: O BitLocker apenas se encontra disponível nas versões "Profissional" e "Enterprise" do Windows. Ou seja, se possui a versão "Home", não irá encontrar a funcionalidade "BitLocker". Poderá ativar a encriptação acedendo ao seguinte diretório:

Painel de Controlo\Todos os Itens do Painel de Controlo\Encriptação de Unidade BitLocker


Redefinir a conta da Microsoft (email)

Se possuir uma conta Microsoft associada ao seu Windows 10, poderá redefinir a sua senha, usando email alternativo ou número telefónico que associados anteriormente à conta.

Você poderá redefinir a senha acedendo ao link: account.live.com/password/reset. A redefinição poderá ser feita através de outro dispositivo (por exemplo, Smartphone ou Tablet).



Redefinir senha do Windows

Tal como já foi referido, é possível redefinir a senha do Windows usando um DVD de recuperação (para aceder à linha de comandos) e usar a opção NetUser.

No entanto, se pretende um procedimento mais simples, basta baixar o Trinity Rescue Disk e gravar a imagem “.iso” num CD Virgem. Agora, reinicie o computador e na primeira tela de arranque aceda à configuração da BIOS (pressionando a tecla de atalho que surge no ecrã, por exemplo F2, DEL ou ESCAPE.

Configure a ordem de arranque do computador (BOOT), colocando a drive de CDs a arrancar em primeiro lugar. Salve as alterações antes de abandonar o setup da BIOS / UEFI.

No próximo arranque o Trinity Rescue Kit irá iniciar automaticamente. Após o carregamento, selecione a opção "Run Trinity Rescue Kit", ou simplesmente aguarde pelo arranque automático.


Na lista de opções do Trinity Rescue Kit selecione a opção "Windows password resetting", usando as setas do seu teclado e avance para a opção "Winpass with prompt for username first".



Digite o nome do usuário da conta que pretende desbloquear (respeitando letras maiúsculas, digitado exatamente como se encontra no iniciar do Windows).

Em seguida, pressione a tecla [1] ou [Q] para continuar. Por fim, no menu que surge selecione a opção "1 - Clear (blank) user password".  Está pronto, a sua senha foi removida.


Post Tags:

Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

Seja o primeiro a comentar em " Como remover ou redefinir a senha do Windows 10 "