Dispositivo USB não foi Reconhecido - Como resolver? (Soluções)

Por Jorge Sampaio segunda-feira, junho 19
Por norma, o Windows consegue reconhecer todos os dispositivos USB conectados ao computador, instalando os drivers necessários ao seu funcionamento. No entanto existem exceções, levando o Windows a apresentar o erro "dispositivo USB não foi reconhecido".

Para resolver, execute os seguintes procedimentos descritos no nosso tutorial. Caso necessite de ajuda adicional, poderá enviar um comentário ou entrar em contacto com a nossa equipa.

dispositivo usb não foi reconhecido


Como resolver?



A principal causa deste problema é a falta de drivers. O Windows possui milhares de drivers genéricos e específicos, que são carregados durante a instalação do dispositivo ou através do Windows Update.

Se você possui um dispositivo de um grande fabricante (por exemplo, a Logitech), é provável que os drivers constem na base de dados da Microsoft e não existam problemas.

Caso contrário, será necessário aceder ao site do fabricante e baixar os drivers manualmente. É importante que pesquise o driver específico do modelo do dispositivo que está a usar.

Caso tenha dificuldades, ou não tenha a certeza do modelo do dispositivo, poderá usar o programa DriverMax que reconhece os dispositivos USB desconhecidos automaticamente, procedendo à instalação dos drivers necessários. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como manter os drivers do Windows atualizados.



Driver incorreto ou desatualizado

Outra possibilidade é que o seu Windows esteja a usar um controlador (driver) desatualizado ou incorreto. Para resolver, poderá remover temporariamente esse mesmo driver e proceder à instalação do driver correto. Para isso, digite "Gestor de dispositivos" na busca do Windows. Surgirá um dispositivo denominado de "desconhecido".



Com o botão direito do rato selecione "Atualizar controlador de software" - Procurar Software do controlador no meu computador - Permitir escolha a partir de uma lista de controladores de dispositivos.

Desmarque a caixa de seleção "Mostrar hardware compatível" e selecione o fabricante e respetivo modelo manualmente. Para terminar, selecione "Seguinte" para que o driver seja instalado. Se tudo correu bem, o seu dispositivo já estará a funcionar corretamente.

Problemas de Hardware

Por último, não podemos excluir a possibilidade do equipamento USB estar danificado. Em primeiro lugar, experimente conectar o dispositivo numa porta USB diferente, ou (se possível) conectar a outro computador. Remova igualmente todos os hubs ou extensões extra.

Se a porta USB do seu computador estiver danificada, poderá ser necessário proceder à sua troca ou voltar a soldar. Em ambos os casos, será necessário desmontar o seu computador, o que irá invalidar a garantia. Ou seja, as possibilidades de sucesso reduzem drasticamente.

Post Tags:

Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

Seja o primeiro a comentar em " Dispositivo USB não foi Reconhecido - Como resolver? (Soluções) "