Erro no Windows Script Host desativado - Como resolver?

Por Jorge Sampaio sábado, julho 1
Sempre que inicia o seu computador recebe uma mensagem de erro com a mensagem "Windows Script Host, falha a carregar as suas definições (acesso negado).". O erro possui várias variantes, podendo apresentar mensagens ligeiramente diferentes.

Erro no Windows Script Host desativado


À primeira vista, poderíamos pensar que estamos perante um erro causado por vírus ou outro tipo de Malware, no entanto, este erro está relacionado com Scripts de Visual Basic, surgindo nas mais diversas versões do Windows (7, 8.1 e 10).

Como resolver?

1. Comece por iniciar o Editor de Registro do Windows. Para isso, pressione as teclas de atalho Windows + R para abrir a janela "Executar" e digite regedit.

Agora aceda ao directório HKEY_CURRENT_USER \ Software \ Microsoft \ Windows Script Host \ Settings. Na  parte direita da janela clique com o botão direito do rato, selecione "Novo" - "Valor DWORD 32 bits".



Atribua o nome "Enabled". Com o botão direito do rato selecione "Modificar" e altere o campo "Dados do campo" para "1".





2. SFC (System File Check)

A segunda solução consiste na realização de uma verificação dos arquivos do sistema. Para isso, basta pressionar as teclas de atalho CTRL+Shift+Esc para abrir o Gestor de tarefas e aceder ao menu "Ficheiro" (ou Arquivo) - Nova Tarefa.

Digite "cmd.exe" (sem aspas) e marque a caixa de seleção "Executar com privilégios administrativos". Na linha de comandos digite:

sfc /scannow


O Windows irá iniciar a verificação do sistema, corrigindo os arquivos danificados do sistema.




3. Restaurar o sistema

Caso continue a obter a mesma mensagem de erro, poderá usar o restauro do sistema para reverter o estado do seu computador para um período em que tudo funcionava corretamente. Para mais detalhes consulte os seguintes tutoriais:



4. Repor o Windows

Se utiliza o Windows 10, poderá usar a opção de "Reposição" do sistema, que permite "reinstalar" o seu Windows, sem perder os arquivos pessoais. Uma forma de deixar o seu computador "como novo", sem o trabalho de copiar os arquivos pessoais novamente.

Para isso, comece por aceder ao menu Iniciar - Definições - Atualizar e segurança - Recuperação - Repor este PC.

O Windows irá iniciar o procedimento de recuperação, podendo demorar vários minutos até estar concluído. Resolveu o problema de outra forma? Envie o seu comentário, e ajude outros usuários que enfrentam o mesmo problema.

Seja o primeiro a comentar em " Erro no Windows Script Host desativado - Como resolver? "