Repetidor Wi-Fi ou Powerline: Qual a Melhor Solução para melhorar a Wi-Fi?

Por Jorge Sampaio domingo, julho 9
A sua rede Wi-Fi possui um sinal fraco, fazendo com que a Internet esteja constantemente a cair? Sempre que se afasta do roteador a velocidade da Internet cai para valores ridículos? Não desespere, pois já existem soluções muito interessantes no mercado capazes de impulsionar a sua rede de uma forma simples e eficaz.

Repetidor Wi-Fi ou Powerline


No passado, já explicamos como usar um dispositivo Android como repetidor de Wi-Fi, no entanto, essa técnica deve ser vista como temporária, pois possui um maior consumo energético, e apresenta resultados efetivamente mais fracos. Os repetidores de sinal e as Powerline são mais eficientes e possuem consumos de energia bastante reduzidos (1 a 5 w), dependendo do modelo adquirido.

Existem ainda várias dicas para melhorar a sua rede Wi-Fi (por exemplo, mudar o canal da rede Wi-Fi), no entanto, os resultados podem não ser suficientes, visto que, existe apenas existe uma optimização de sinal e não há duplicação que poderia oferecer mais alcance



Como funciona o repetidor de Wi-Fi?



É nesses casos que o repetidor de sinal poderá ser uma ajudar fundamental. Tal como o próprio nome indica o repetidor de sinal Wi-Fi irá clonar o sinal da sua rede, melhorando a velocidade e qualidade da mesma. Após repetir o sinal, os seus dispositivos (Smartphones, notebooks, etc.) vão detectar as duas redes, e trocar automaticamente do roteador para o repetidor, conforme a qualidade do sinal.



repetidor de wifi tp link


Na prática, basta conectar o seu repetidor a uma tomada e iniciar a configuração através do computador. O seu computador irá detectar uma nova rede (com o nome do dispositivo repetidor). Faça login nessa rede Wi-Fi (usando os dados de login presentes no livro de instruções).

Em seguida, aceda ao link de configuração (igualmente presente nas instruções). Se usar um dispositivo da TP link, basta aceder ao seguinte link. Caso não surja a página de configuração, é porque o seu dispositivo não está ligado a rede Wi-Fi do repetidor.

Após surgir o painel de configuração, basta seguir as instruções para clonar a rede. No processo será necessário digitar a senha da sua rede Wi-fi.

Powerline



As Powerline possuem um funcionamento bastante diferente dos repetidores, apresentando resultados mais satisfatórios. Na prática, basta conectar a sua Powerline por fio ao seu router e conectar a Powerline à rede eléctrica de sua casa.

O sinal de iInternet será injetado por toda a casa através da rede eléctrica, bastando ligar o extensor em outra divisão da casa que pretenda obter a rede Wi-Fi.

powerline tp-link


Antes de comprar a Powerline é importante garantir que a mesma suporta a criação de rede Wi-Fi (existem modelos que apenas suportam ligação à internet por cabo). Por exemplo, nas embalagens da TP-Link pode encontrar uma referência "Wi-Fi Boost" a vermelho, indicando que permite criar ou clonar uma rede Wi-Fi.

powerline com wifi
A sua Powerline poderá criar uma rede Wi-Fi própria (com nome e password própria) ou copiar a rede Wi-Fi padrão do seu router. Para isso, basta ativar a opção WPS da sua rede Wi-Fi.

Como posso verificar se a rede Wi-Fi foi clonada?



Instale o aplicativo Wi-Fi analyser no seu Smartphone (iremos usar o Android como exemplo). O aplicativo irá apresentar um gráfico com todas as redes wi-fi captadas à sua volta. Se o processo de clonagem da sua rede Wi-fi foi bem-sucedido, surgem duas redes wi-fi com o mesmo nome.

wifi analyser




Recomendamos ainda que faça um teste à velocidade da sua rede, para comprovar a melhoria da velocidade. Para isso, basta aceder ao nosso tutorial: Como testar a velocidade da Internet.

Conclusão:

Ambas as soluções (Repetidores ou Powerlines) conseguem apresentar resultados bastante satisfatórios. No entanto, por mais algum dinheiro conseguirá melhores resultados com uma Powerline. Porquê? Um repetidor necessita de estar relativamente perto do router para captar sinal suficiente para repetir, se o colocar muito distante ele não conseguirá clonar a rede.

Com a Powerline basta que a divisão possua uma tomada eléctrica, podendo deslocar o extensor sempre que for necessário. As Powerline também possuem uma configuração mais simples, mesmo para usuários com poucos conhecimentos de informática.

Bónus - Como usar um roteador como duplicador de rede Wi-Fi



Seja o primeiro a comentar em " Repetidor Wi-Fi ou Powerline: Qual a Melhor Solução para melhorar a Wi-Fi? "