Tags:

Repetidor Wi-Fi ou Powerline: Qual a Melhor Solução para melhorar a Wi-Fi?

Por Jorge Sampaio domingo, julho 9
Se pretende aumentar de forma significativa o sinal da sua rede Wi-Fi, e consequentemente aumentar a velocidade e estabilidade do sinal da rede, é importante considerar a compra de um repetidor de sinal Wi-Fi ou uma Powerline.

Repetidor Wi-Fi ou Powerline
É óbvio que poderá experimentar outras técnicas como usar o seu dispositivo Android como repetidor de Wi-Fi, no entanto, esta opção deverá ser equacionada apenas como temporária. Existem ainda várias dicas para melhorar a sua rede Wi-Fi (por exemplo, mudar o canal da rede Wi-Fi), no entanto os resultados podem não ser suficientes.


Os repetidores de sinal e as Powerline são mais eficientes e possuem consumos de energia bastante reduzidos (1 a 5 w), dependendo do modelo adquirido.

No entanto, existem diferenças significativas entre os repetidores de Wi-Fi, e os adaptadores Powerline que deverá equacionar para garantir que compra um produto capaz de satisfazer as suas necessidades.

Como funciona o repetidor de Wi-Fi?



Tal como o próprio nome indica o repetidor de sinal irá clonar o sinal da sua rede Wi-Fi, melhorando a velocidade e qualidade do sinal da sua rede.



repetidor de wifi tp link


Na prática, basta conectar o seu repetidor a uma tomada e iniciar a configuração através do computador. O seu computador irá detectar uma nova rede (com o nome do dispositivo repetidor). Faça login nessa rede Wi-Fi (usando os dados de login presentes no livro de instruções).

Em seguida, aceda ao link de configuração (igualmente presente nas instruções). Se usar um dispositivo da TP link, basta aceder ao seguinte link. Caso não surja a página de configuração, é porque o seu dispositivo não está ligado a rede Wi-Fi do repetidor.

Após surgir o painel de configuração, basta seguir as instruções para clonar a rede. No processo será necessário digitar a senha da sua rede Wi-fi.

Powerline




As Powerline possuem um funcionamento bastante diferente dos repetidores, apresentando resultados mais satisfatórios.

Na prática, basta conectar a sua Powerline por fio ao seu router e conectar a Powerline à rede eléctrica de sua casa.

O sinal de internet será injetado por toda a casa através da rede eléctrica, bastando ligar o extensor em outra divisão da casa que pretenda obter a rede Wi-Fi.

powerline tp-link


Antes de comprar a Powerline é importante garantir que a mesma suporta a criação de rede Wi-Fi (existem modelos que apenas suportam ligação à internet por cabo). Por exemplo, nas embalagens da TP-Link pode encontrar uma referência "Wi-Fi Boost" a vermelho, indicando que permite criar ou clonar uma rede Wi-Fi.

powerline com wifi
A sua Powerline poderá criar uma rede Wi-Fi própria (com nome e password própria) ou copiar a rede Wi-Fi padrão do seu router. Para isso, basta ativar a opção WPS da sua rede Wi-Fi.

Como posso verificar se a rede Wi-Fi foi clonada?



Instale o aplicativo Wi-Fi analyser no seu Smartphone (iremos usar o Android como exemplo). O aplicativo irá apresentar um gráfico com todas as redes wi-fi captadas à sua volta. Se o processo de clonagem da sua rede Wi-fi foi bem-sucedido, surgem duas redes wi-fi com o mesmo nome.

wifi analyser




Recomendamos ainda que faça um teste à velocidade da sua rede, para comprovar a melhoria da velocidade. Para isso, basta aceder ao nosso tutorial: Como testar a velocidade da Internet.

Conclusão:

Ambas as soluções (Repetidores ou Powerlines) conseguem apresentar resultados bastante satisfatórios. No entanto, por mais algum dinheiro conseguirá melhores resultados com uma Powerline. Porquê? Um repetidor necessita de estar relativamente perto do router para captar sinal suficiente para repetir, se o colocar muito distante ele não conseguirá clonar a rede.

Com a Powerline basta que a divisão possua uma tomada eléctrica, podendo deslocar o extensor sempre que for necessário. As Powerline também possuem uma configuração mais simples, mesmo para usuários com poucos conhecimentos de informática.

Post Tags:

Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

Seja o primeiro a comentar em " Repetidor Wi-Fi ou Powerline: Qual a Melhor Solução para melhorar a Wi-Fi? "