Windows 10 não desliga - Como resolver? [Soluções]

Por Jorge Sampaio terça-feira, julho 18
Muitos utilizadores do Windows 10 têm reportado um problema caricato, em que o Windows 10 não desliga. Em alguns casos, a tela apaga, mas as luzes e os componentes interiores (CPU, disco, etc.) continuam a trabalhar.

Windows 10 não desliga - Como resolver


Este problema, é normalmente provocado pela funcionalidade “Arranque rápido” do Windows, que foi desenhado para cortar o tempo de arranque de sistema. Na prática, o Windows salva o estado do sistema operacional num arquivo de hibernação, economizando segundos valiosos sempre que você liga sua máquina.

Método 1 - Desativar o arranque rápido



Comece por pressionar com o botão direito do rato (mouse) no ícone do menu Iniciar e selecione “Opções de Energia”. Em alternativa, poderá simplesmente clicar com o botão direito do rato no ícone da bateria que se encontra perto do relógio do Windows.

Na janela que surge, escolha a opção "Escolher o que fazem os botões ligar / desligar". Agora, clique no link "Alterar definições que estão atualmente indisponíveis". Desmarque a caixa "Ativar Arranque rápido (recomendado)".



Método 2 - Desativar a hibernação

Outra forma de desactivar a opção “Arranque rápido” é desativando a opção de hibernar. Para isso, pressione com o botão direito do rato no ícone do menu iniciar do Windows 10 e chame a linha de comando (Admin).



Na janela que surge digite o seguinte comando: powercfg -h off

Após desativar esta opção, o seu computador irá desligar completamente na próxima vez.

Método 3 - Restaurar o PC

Caso o problema não desapareça, podemos estar perante um erro mais grave do Windows. Não obstante, o próprio Windows 10 possui as ferramentas necessárias para reverter as configurações problemáticas e restaurar o estado original da funcionalidade.

Para mais detalhes, consulte o seguinte tutorial : Como fazer reset do Windows 10

Seja o primeiro a comentar em " Windows 10 não desliga - Como resolver? [Soluções] "