Windows 10 Lento - Como Resolver e Ganhar Desempenho [Soluções]

Por Jorge Sampaio sábado, agosto 12
O seu Windows 10 está lento? Sente uma lentidão "extrema" após atualizar o seu Windows? Saiba como melhorar a performance do seu computador com algumas dicas simples.

No Windows 10 foram introduzidas várias funcionalidades, que aumentam o consumo de recursos do seu sistema. Muitas dessas funcionalidades são executadas em plano de fundo, deixando o computador lento, mas sem oferecer uma pista do que pode estar errado.

Descobrir fonte do problema

Em primeiro lugar, é importante descobrir qual é a "fonte" do problema. A primeira pista pode ser obtida pressionando as teclas de atalho CTRL+SHIFT+ESC para iniciar o Gestor de Tarefas. Verifique quais os processos que estão a consumir bastantes recursos.

windows 10 lento


Se não conseguir informações relevantes, experimente usar o AVG TuneUp, que exibe uma lista dos programas com maior impacto na performance do computador. Dessa forma, poderá decidir se pretende manter esses programas, ou impedir que eles sejam executados no arranque do computador.

Após instalar o AVG TuneUp aceda ao menu "Todas as funções" e selecione a opção "Mostrar programas de arranque e segundo plano". O AVG TuneUp exibe uma pequena informação do impacto do programa na performance do seu computador. Se necessário, clique no botão "Suspender".

avg tuneup acelerar arranque


Windows 10 lento após a atualização

Após a atualização, é normal que o primeiro arranque seja mais lento. Isso acontece porque é necessário realizar várias configurações adicionais. No entanto, o problema deve ficar resolvido na próxima inicialização, caso contrário, será necessário analisar a fonte do problema.

Solução: As atualizações são essenciais, no entanto, é possível definir qual o melhor horário para proceder ao download e instalação das mesmas. Para isso, confira o nosso tutorial como adiar (diferir) as atualizações do Windows 10.



Reduzir o envio de estatísticas de uso

Ao aceitar a participação no programa de melhoramento do Windows, a Microsoft começa a recolher os dados de utilização do Windows. Esta tarefa consome recursos do seu computador.

Você poderá desativar essa opção através das configurações do Windows, ou desativando o processo "Telemetry". Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como desativar o Telemetry (recolha de dados) do Windows 10.

Ativar o "Elevado Desempenho"

Se possui um computador portátil, poderá obter uma melhor performance ativando a opção "Elevado Desempenho" do Windows. Dessa forma, garante que o seu computador usa todos os recursos de hardware disponíveis, sem se preocupar com o consumo da bateria.

para isso, basta clicar com o botão direito do rato no ícone da bateria e selecionar "Opções de Energia". Para terminar, selecione a opção "Elevado Desempenho".



Desinstalar Programas desnecessários

Por vezes são instalados programas no computador que acabam por ficar "esquecidos". Apesar de não serem utilizados, esses mesmos programas continuam a consumir recursos. Use a pesquisa do Windows para procurar o Painel de Controlo e faça uma visita aos "Programas e Funcionalidades" do Windows. Remova todos os programas desnecessários.

Remover aplicativos inúteis

O Windows 10 possui vários aplicativos instalados de forma nativa, que ocupam espaço e consumindo recursos. Confira a nossa lista e descubra como remover esses mesmos aplicativos usando o PowerShell do Windows 10.



Procurar Malware

Mesmo com um antivírus atualizado, existe sempre a possibilidade de algum programa malicioso estar "escondido" no seu computador. Para obter uma segunda opinião, poderá usar o programa Malwarebytes Anti-Malware. Na prática, o programa pode ser usado em conjunto com o seu antivírus atual. Para mais detalhes, consulte o seguinte tutorial: Como eliminar vírus, trojans e spyware do PC.

Precisa de mais performance?



Ainda não está satisfeito/a com a performance do computador? Conheça algumas dicas avançadas para "espremer" o desempenho do seu computador ao máximo.

Post Tags:

safepctuga
Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

Seja o primeiro a comentar em " Windows 10 Lento - Como Resolver e Ganhar Desempenho [Soluções] "