Como Identificar a Motherboard do meu PC (4 Soluções)

Por Jorge Sampaio quarta-feira, outubro 11
Identificar corretamente a Motherboard do computador é de extrema importância. Dessa forma, é possível compreender o tipo de hardware que ela suporta, e claro, caso seja necessária a sua substituição, não corre o risco de usar um modelo diferente e comprometer a licença do Windows.

Para identificar a motherboard, poderá usar a linha de comandos do Windows, um programa específico, ou em último caso, abrir o seu computador e procurar a etiqueta de identificação.



Método 1: Usar Linha de Comandos


Comece por pressionar as teclas de atalho Windows + R para lançar a caixa de execução do Windows. Digite cmd.exe e pressione a tecla Enter. Na linha de comandos digite o seguinte comando:

wmic baseboard get product,Manufacturer,version,serialnumber






Método 2: Usar um programa


Existem diversos programas no mercado capazes de identificar os componentes do seu computador com relativa facilidade. Aqui fica uma lista com as melhores soluções gratuitas:





Método 3: Visitar o site do fabricante

Por norma, o fabricante fornece uma lista detalhada de todo o hardware contido no seu computador (ou pelo menos devia). Para obter mais detalhes, basta aceder ao site do fabricante e pesquisar pelas especificações do modelo que você possui.

Não sabe qual é o modelo do seu PC? Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como identificar o modelo do meu PC.



Método 4: Abrir a computador

Identificar a motherboard quando o computador está operacional é bastante simples, no entanto, quando o computador não funciona e as informações do fabricante são insuficientes, a única solução acaba por ser abrir o seu computador. Caso o seu computador ainda se encontre em período de garantia, aceder ao interior do computador irá comprometer a sua garantia.



Antes de abrir o seu computador é necessário algumas precauções (especialmente contra a eletricidade estática). Poderá encontrar vários vídeos online que exemplificam como desmontar um computador.

Quando visualizar a motherboard, procure as etiquetas identificativas coladas no corpo da motherboard. Poderá fazer uma pesquisa na Internet com os números contidos nessa mesma etiqueta para obter mais detalhes da motherboard.

Seja o primeiro a comentar em " Como Identificar a Motherboard do meu PC (4 Soluções) "