Como resolver o erro 0XA00F4244 (0X80070005) da Câmera do Windows

Por Jorge Sampaio domingo, outubro 22
O Windows 10 possui o aplicativo Câmera, que permite criar vídeos e fotografias usando a Webcam do computador. No entanto, quando o aplicativo não consegue ter acesso à Webcam, apresenta o erro "0XA00F4244 (0X80070005)". Para resolver o problema, execute os seguintes procedimentos.



Método 1: Fornecer permissões

Em primeiro lugar, comece por aceder ao menu Iniciar - Configurações - Privacidade. No menu à sua esquerda, selecione a opção "Câmera" (PT-BR) ou Câmara (PT-PT) e ative a permissão de utilização da Webcam.



Método 2: Reinstalar drivers

Outra forma de resolver o problema é através da reinstalação dos drivers da Webcam. Para isso, basta proceder à remoção dos drivers atuais, "obrigando" o Windows a proceder à sua reinstalação. Para começar, basta pressionar as teclas de atalho Windows + R e na caixa de execução digitar devmgmt.msc.



Aceda à secção "Dispositivos de processamento de imagem" e clique com o botão direito do rato na sua Webcam. Entre em Propriedades e aceda ao separador "Controladores" (Drivers). Para terminar, clique no botão "Desinstalar".



Ainda na janela do Gestor de dispositivos selecione "Ação" - "Verificar se há alteração de hardware". O Windows irá detectar a webcam e instalar novamente os drivers da webcam.



Método 3: Reinstalar aplicativo Câmera

O erro 0XA00F4244 também derivar um erro do aplicativo Câmera. Para resolver, poderá excluir os arquivos temporários do aplicativo. Comece por pressionar as teclas de atalho Windows + R e digite %appdata% na caixa de execução. Agora aceda ao seguinte diretório:

AppData \ Local \ Packages \ Microsoft.WindowsCamera_8wekyb3d8bbwe \ LocalState


Exclua todos os arquivos contidos nessa pasta. Reinicie o computador e verifique se o problema desapareceu.



4. Programas de segurança

Caso tenha instalado um programa de segurança recentemente (por exemplo, antivírus), verifique se o mesmo está a bloquear o acesso à sua webcam. Caso necessite de ajuda adicional, envie um comentário com o nome do antivírus (ou outro programa de segurança) que está a usar.

Alternativa...

Em alternativa, poderá simplesmente usar outra Webcam ou usar a câmera do seu Smartphone como Webcam. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como usar a câmera do smartphone como webcam (Android).


Post Tags:
safepctuga
Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

Seja o primeiro a comentar em " Como resolver o erro 0XA00F4244 (0X80070005) da Câmera do Windows "