Notebook não liga - O que fazer? (Soluções e diagnósticos)

Por Jorge Sampaio terça-feira, outubro 10
É uma das piores maneiras de começar o dia, pressionar o botão de Power do notebook e verificar que nada acontece, o notebook não liga. Existem diversos factores que podem contribuir para a falha do computador.

Antes de mais....experimente isto!

Antes de mais, existe um pequeno truque que permite "ressuscitar" os notebooks com relativa facilidade. Na prática, basta remover a bateria do seu notebook, e remover o cabo do carregador. Agora, pressione o botão Power durante 30 segundos sem largar.

Volte a conectar o cabo de alimentação (sem encaixar a bateria). Se tudo correr bem, o seu notebook irá ligar normalmente.



O seu carregador está a funcionar?

Se o carregador do seu computador não estiver a funcionar corretamente, o seu portátil não irá ligar, funcionando apenas até acabar a bateria (caso a mesma não se encontre viciada).

Para verificar se o carregador está a funcionar poderá a funcionar poderá usar um "multímetro". Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como verificar se o carregador está a funcionar.



Avaria de Hardware


Se não conseguir obter resultados, é provável que o pior cenário se confirme e o seu notebook possua uma falha de hardware. Não é o "fim do mundo", mas é sempre chato não conseguir usufruir do seu notebook.

Neste momento, provavelmente a sua maior preocupação serão os arquivos guardados (fotos, músicas, etc.). No entanto, é bastante provável que os mesmos não tenham sido afetados.

Existem diversos componentes que podem fazer com que um portátil não ligue. Para identificar o problema, é necessário observar os "sintomas".



Computador não liga (não exibe qualquer luz)

Poderá estar perante uma falha no circuito do botão Power, ou no pior dos cenários a falha da motherboard (embora seja mais raro). As motherboard é provavelmente o componente mais caro, e deve ser trocado por um modelo igual (ou equivalente pelo mesmo fabricante), caso contrário, a licença do Windows pode ficar comprometida.

Computador liga, mas não surge qualquer imagem:

Possível avaria da placa gráfica. Experimente conectar o computador a um monitor externo, ou até mesmo à TV por entrada VGA ou HDMI. Se não for exibida qualquer imagem, é muito provável que o GPU (placa gráfica) esteja avariada.

Este problema é muito comum em computadores que foram sujeitos a um enorme "aquecimento" (por exemplo, gaming), ou possuam demasiado pó no seu interior.



Em muitos casos é possível recuperar a placa usando os processos de Reflow ou Reballing. Existem centenas de vídeos na YouTube que exemplificam como fazer um "reflow" em casa "cozinhando" a placa no forno.



No entanto, se o seu computador se encontra em período de garantia, simplesmente esqueça, o fabricante consegue concertar o problema (sem perda de arquivos).

Caso seja exibida imagem no monitor externo, então o problema já poderá ser do monitor ou até mesmo do cabo LCD que faz a ligação entre a MotherBoard (GPU) e o monitor.

Computador liga e desliga imediatamente

O facto de o computador desligar imediatamente é preocupante. Na prática, o computador desliga-se para se "proteger" de danos graves. Podemos estar perante uma falha da alimentação ou no processador.

Encontrou sintomas diferentes?

Caso o seu computador exiba um sintoma diferente, envie o seu comentário, com os detalhes do problema que está a enfrentar, bem como o modelo do seu notebook.

Seja o primeiro a comentar em " Notebook não liga - O que fazer? (Soluções e diagnósticos) "