[Resolvido] o erro 0xC1900101 - 0x30018 na instalação do Windows

Por Jorge Sampaio terça-feira, novembro 7
Sempre que tenta instalar o Windows recebe uma mensagem de erro com o código 0xC1900101 - 0x30018 (A instalação falhou na primeira fase FIRST_BOOT)? Saiba como resolver o problema, e complete a instalação do sistema operativo.

Este erro está normalmente associado a problemas com os drivers ou programas de terceiros. Pode ainda estar associado a problemas com a placa gráfica ou disco rígido.



Solução 1. Preparar o computador

Antes de proceder à instalação do Windows 10 no computador, vamos começar por "preparar" o computador. Para isso, é necessário atualizar os drivers do seu computador e remover programas incompatíveis.

Para atualizar os drivers, poderá usar um programa específico, por exemplo o DriverMax. A vantagem de usar um programa específico, é que existe menos probabilidade de instalar os drivers errados. Para mais detalhes consulte o nosso tutorial: como atualizar os drivers do PC.



Poderá igualmente atualizar os drivers "manualmente". Para isso, basta pressionar as teclas de atalho Windows + R e na janela de execução digite devmgmt.msc. Selecione o dispositivo que pretende atualizar e com o botão direito clique em "Atualizar Controlador".

atualizar drivers


Preparar o PC:

  • Desabilite (temporariamente) os programas de segurança, como os Antivírus, Firewall (excluindo a firewall do Windows), etc.

  • Se estiver usando uma conexão Wi-Fi, tente mudar para uma conexão com fio usando um cabo de rede e desative ou desinstale sua placa de rede sem fio;

  • Remova todos os dispositivos USB conectados ao PC (deixando apenas o rato e o teclado);



Solução 2: DISM + PowerShell

Caso o erro persista, poderá usar a ferramenta DISM (Deployment Image Servicing and Management), desenhada para corrigir os erros do Windows 10. Para começar, basta digitar "PowerShell" na barra de pesquisa do Windows e com o botão direito do rato e selecione "Executar como administrador". Agora, digite o seguinte comando:



DISM.exe /Online /Cleanup-image /Scanhealth


Aguarde o comando executar, verifique se foram encontrados setores/repositórios de dados corrompidos e se todos foram corrigidos, execute em seguida o comando:

DISM.exe /Online /Cleanup-image /Restorehealth


A recuperação do sistema pode demorar alguns minutos, chegando a dar a sensação que a verificação ficou "bloqueada". É importante que o Windows termine a recuperação.


Solução 3: Usar a ferramenta Media creation Tool


Outra solução, consiste na instalação do Windows usando a ferramenta "Media Creation Tool". Dessa forma, você conseguirá criar um suporte de instalação do Windows (DVD ou pendrive).

Comece por fazer o download da ferramenta de criação do suporte de instalação (download seguro, diretamente dos servidores Microsoft). Você deverá executar a ferramenta com privilégios de administrador. Para isso, basta pressionar com o botão direito do rato, e selecione "Executar como Administrador".



Na página "Termos de Licença", será necessário ler e aceitar (caso concorde) com os termos propostos pela Microsoft. na secção "O que pretende fazer", selecione a opção "Atualizar este PC" e clique no botão "Próximo".

A ferramenta procede ao download do sistema operativo. Quando o Windows 10 estiver pronto para instalar, será exibida uma recapitulação das opções escolhidas, e explicado o que será mantido e excluído. Salve e feche todos os aplicativos e arquivos abertos que você esteja executando e, quando estiver pronto, selecione Instalar. Lembre-se que a instalação do Windows é um processo bastante demorado, fazendo o computador reiniciar várias vezes. Certifique-se que não desliga o PC.


Post Tags:
safepctuga
Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

Seja o primeiro a comentar em " [Resolvido] o erro 0xC1900101 - 0x30018 na instalação do Windows "