Como Resolver o Erro 0x0000007b (em aplicativos, Tela Azul, etc.)

Por Jorge Sampaio quarta-feira, março 14
O Windows é o sistema operacional mais popular do planeta, sempre lançando atualizações para a melhoria do seu desempenho. Mesmo tentando melhorar o seu sistema os erros podem ocorrer.

Um erro um tanto comum é o erro 0x0000007b, que pode ser encontrado com certa frequência desde o Windows 7 ao Windows 10. O principal culpado por essa falha é o arquivo DLL. Este erro também poderá surgir durante o arranque do Windows, acompanhados por uma tela azul e uma mensagem descrevendo o erro, por exemplo, Inaccessible boot device.

Neste artigo, tentaremos abordar quais as possíveis soluções para o problema. Caso necessite de ajuda adicionar, poderá enviar o seu comentário, com uma descrição do problema que está a enfrentar.

erro 0x0000007b


O que é um arquivo DLL?



É uma extensão de arquivo muito comum no Windows. O Dynamic Link Library é uma espécie de biblioteca que pode ser acessada por programas do computador. Essa extensão desempenha várias funções, desde abertura de janelas à atualizar softwares.

A falha no DLL faz com que ocorram erros e o programa que está tentando a execução em questão precise de recursos que não são fornecidos na hora para funcionar. O Windows inseriu no próprio sistema de DLL um sistema que evita as exclusões e atualização de arquivos de forma súbita.

Erro 0x00000007b em aplicativos ou programas



O DLL pode ser atingido por vírus e isso é mais comum do que parece. Nesses casos uma varredura com um antivírus deve ser o suficiente para restaurar a integridade do sistema. Caso não possua um antivírus, conheça a nossa lista de soluções gratuitas. Se utiliza o Windows 10, poderá usar o Windows Defender.

Quando o erro vem de um programa que apresenta alguma espécie de falha, não sendo só de responsabilidade da falha do DLL, é indicado a reinstalação do programa em questão.

Já algumas outras vezes o erro 0x00007b é gerado pela falta de autorização do usuário para a execução do programa no sistema. Quando isso ocorre, basta clicar no atalho com o botão direito e selecionar a opção de "Executar como administrador", por exemplo.



Por último, algumas vezes quando instalamos alguns programas o sistema operacional precisa ser reiniciado para permitir acesso a DLL. Nesse caso é aconselhado a reinicialização do computador.

Falha no arranque Erro 0x0000007b (Inaccessible boot device)



Se o erro 0x0000007b surge ao iniciar o computador, gerando uma tela azul com a mensagem Inaccessible boot device), implicando reiniciar o computador, poderá resolver o problema com a ajuda da BIOS / UEFI ou usando um suporte de instalação do Windows.

Inaccessible boot device


Tal como a própria mensagem de erro indica, o computador não consegue aceder ao dispositivo de arranque. Esse problema pode surgir por uma falha nas configurações da BIOS / UEFi, uma falha do sistema operativo, ou no pior dos casos, o seu disco rígido avariou.

Comece por iniciar o computador, e na primeira tela pressione a tecla de atalho para aceder ao setup da BIOS / UEFI. A tecla de atalho irá variar de fabricante para fabricante, podendo ser F2, F10, Delete, etc.

Aceda à secção "Boot" e verifique se o disco rígido é detectado e se encontra em primeiro lugar. Caso necessário, altere as definições tornando o disco rígido o primeiro dispositivo de arranque.



Não Resolveu?

O disco rígido é detectado? Se sim, experimente criar um mídia de recuperação do Windows e proceda à respectiva reparação ou reinstalação. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como reparar o arranque do Windows (MBR).

O disco não é detectado? Este erro poderá indicar que o seu disco se encontra avariado (ou cabo SATA). Antes de avariar, o disco rígido costuma apresentar vários sintomas como lentidão extrema, sons de estalidos ou erros S.M.A.R.T. Nesse caso, será necessário proceder à troca do disco, e reinstalar o Windows (podendo usar a sua licença atual).

Seja o primeiro a comentar em " Como Resolver o Erro 0x0000007b (em aplicativos, Tela Azul, etc.) "