Como ganhar espaço no disco rígido (HD)

Por Jorge Sampaio quinta-feira, outubro 1

Neste tutorial, iremos explicar como liberar espaço no seu disco rigído (HD). Dessa forma, você conseguirá ganhar espaço para outros arquivos, performance e organização.

Como ganhar espaço no disco rígido (HD)


Remover ficheiros temporários:

A primeira solução para libertar espaço no disco consiste em remover os arquivos temporários.

Para remover esses arquivos recomendamos a utilização do programa Advanced System Care.

Caso tenha dúvidas na utilização do programa, poderá consultar o nosso tutorial: Advanced System Care - Como melhorar desempenho do PC.

Arquivos Duplicados:

Ainda no programa Advanced System Care, você encontrará uma ferramenta muito útil que lhe permite procurar e eliminar arquivos duplicados.

Para começar, basta executar o ASC e aceder ao menu "Ferramentas" - "Verificar arquivos clonados". Para mais detalhes consulte o nosso tutorial: Como eliminar arquivos duplicados.

O que ocupa espaço no HD?

O CCleaner é um programa gratuito capaz de gerar um pequeno relatório com os consumos de espaço no seu disco. Uma preciosa ajuda para encontrar desperdícios de espaço. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: O que ocupa espaço no HD.

Como ganhar espaço no disco rígido (HD)

Reduza o espaço da reciclagem

Diminua o espaço reservado para a reciclagem. Dessa forma, o Windows dará início à eliminação dos arquivos da reciclagem mais cedo (mal atinja o limite definido), libertando mais espaço para o utilizador usar.

como ganhar espaço disco

Carregue com o botão direito do rato na Reciclagem e seleccione "Propriedades", na aba "Global" reduza a percentagem de espaço, para um valor mais razoável.

Apagar pontos de restauro antigos

Os pontos de restauro são muito importantes, permitindo reverter as alterações no Windows caso algo corra mal.

No entanto, não é necessário manter todos os pontos de restauro, podendo apagar os mais antigos sem problema.

Para isso, você poderá utilizar o programa gratuito CCleaner. Após instalar o CCleaner aceda ao menu "Ferramentas" - "Sistema de Restauro" e apague os pontos mais antigos.

Baixar o CCleaner

Hospedar arquivos em nuvem

Outra solução simples é a hospedagem de arquivos em nuvem. Na prática, você poderá hospedar os seus arquivos de forma privada. Você possui ainda a vantagem de poder aceder aos arquivos em qualquer lugar ou dispositivo (Computador, smartphone ou tablet). Para saber mais, consulte o nosso tutorial: Como guardar arquivos em nuvem (cloud).

Seja o primeiro a comentar em " Como ganhar espaço no disco rígido (HD) "