Como proteger Pen Drive com senha (Tutorial)

Por Jorge Sampaio segunda-feira, outubro 25
Se utiliza um pendrive para transportar documentos importantes e / ou confidenciais, torna-se importante proteger o seu dispositivo USB com senha.

O próprio Windows possui uma funcionalidade que permite a encriptação de pendrives, bem como cartões de memória ou discos externos.

Como proteger Pen Drive com senha


Como proteger Pen Drive com senha



1. A primeira solução consiste em usar o Bitlocker, uma funcionalidade presente em algumas versões Windows.

Para isso, basta conectar o dispositivo que pretende proteger (pen drive, cartão de memória, etc) e aceder ao "Meu Computador".

Em seguida, clique com o botão direito do mouse no ícone do pen drive que pretende proteger.

Selecione a opção "Ativar Bitlocker" e comece por definir a senha que irá usar para proteger o dispositivo. Na janela seguinte, será necessário indicar como pretende guardar a chave de segurança do dispositivo (caso pretenda remover o BitLocker mais tarde).

Como proteger pen drive com senha

Para terminar, indique que tipo de encriptação pretende fazer (toda a unidade, ou apenas o espaço utilizado) e clique no botão "Encriptar". Está pronto.


2. Outra solução consiste em usar o programa USB Flash Security Free. Faça o download deste utilitário aqui - Download.

O programa é gratuito e possui uma enorme vantagem em relação à concorrência, pois não necessita de instalar o programa em todos os computadores que aceder para ver os seus documentos.

O USB Flash Security Free necessita de formatar o seu pendrive antes de instalar a protecção, portanto deve fazer um backup de segurança dos seus documentos e arquivos.

Após executar o programa seleccione a unidade que pretende proteger e clique em "Install":

pendrive com senha

De seguida, digite a senha e a respectiva confirmação (não se esqueça de preencher o campo "Hint" com uma pista caso se esqueça da senha):

senha para pendrive

Após concluir a instalação o seu pendrive estará protegido.

Caso deseje remover o programa do seu dispositivo basta aceder novamente ao USB Flash Security Free e clicar em "Operation" - "Uninstall".

Seja o primeiro a comentar em " Como proteger Pen Drive com senha (Tutorial) "